O alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica condições meteorológicas que podem representar risco para a saúde e segurança da população. No caso de um alerta de baixa umidade, ele avisa sobre a possibilidade de índices baixos de umidade relativa do ar, que podem causar desconforto e problemas de saúde, como ressecamento da pele e das vias respiratórias. O alerta laranja é uma recomendação para que as pessoas adotem medidas preventivas, como hidratação adequada e cuidados com a exposição ao sol.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta laranja de perigo para baixa umidade em 16 estados e no Distrito Federal. Além disso, há um alerta amarelo - de perigo potencial - para baixa umidade em três estados: Rio de Janeiro, Amazonas e Espírito Santo.
Conteúdos relacionados:
- Alexandre de Moraes libera redes sociais de Luciano Hang
- MAB tem atos cobrando proteção contra queimadas na Amazônia
- Empresas de cosméticos terão novas regras de monitoramento
Os estados com alerta laranja, onde a umidade relativa do ar varia entre 12% e 20%, são:
• Região Norte: Tocantins, Rondônia e Pará
• Região Nordeste: Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão
• Região Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
• Região Sudeste: Minas Gerais e São Paulo
• Região Sul: Paraná
O Inmet recomenda que a população beba mais líquidos, evite atividades físicas e exposição ao sol das 10h às 16h, use hidratantes e umidifique os ambientes.
Quer ler mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp
Em Brasília, após registrar o dia mais seco do ano com umidade de 7%, a capital federal atingiu 12% de umidade relativa do ar e 31ºC de temperatura às 15 horas. Não há previsão de chuva para a cidade nos próximos dias.