O programa Pé-de-Meia é uma iniciativa do governo federal que tem como objetivo democratizar o acesso à educação e reduzir a desigualdade social entre os jovens e tem como maior objetivo evitar a evasão escolar, promovendo a permanência dos alunos nas escolas.

Ao comprovar matrícula e frequência, o estudante recebe o pagamento de incentivo mensal de R$ 200, que pode ser sacado em qualquer momento. O aluno também recebe depósitos de R$ 1 mil ao fim de cada ano letivo concluído com aprovação, que ficarão como uma poupança e poderão ser sacados após a formatura do ensino médio.

O pagamento aos estudantes beneficiados pelo programa teve início nesta segunda-feira (30) e seguirá até o dia 07 de outubro para alunos de ensino médio da rede pública. 

A parcela será destinada pela primeira vez aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e pela segunda vez aos mais de 1 milhão de novos estudantes que foram incluídos no programa em agosto.

Confira o calendário com os dias de pagamento

Os pagamentos aos estudantes são feitos por meio da Caixa Econômica Federal e são depositados na conta poupança Caixa Tem. O aluno também pode fazer a verificação do depósito por meio do aplicativo Jornada do Estudante, do Ministério da Educação.

Calendário de pagamento por mês de nascimento:

  • janeiro e fevereiro: 30 de setembro;
  • março e abril: 1º de outubro;
  • maio e junho: 2 de outubro;
  • julho e agosto: 3 de outubro;
  • setembro e outubro: 4 de outubro;
  • novembro e dezembro: 7 de outubro.

As informações relativas ao pagamento do benefício podem ser consultadas no aplicativo Caixa Tem, disponível para smartphones.

Quem tem direito?

O MEC explica que o Pé-de-Meia é destinado a estudantes do ensino médio do curso regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para participar do Pé-de-Meia o aluno deve ser integrante de uma família inscrita no CadÚnico e ter renda por pessoa mensal de até meio salário mínimo.

O estudante pode consultar as regras do programa, além do calendário, histórico e status de pagamentos de parcelas (rejeitados ou aprovados) por meio do aplicativo Jornada do Estudante, que traz as informações escolares desde o ensino fundamental até a pós-graduação de cada aluno.

MAIS ACESSADAS