O Banco Central (BC) informou, nesta segunda-feira (30), que ocorreu um vazamento de dados pessoais vinculados a 53.383 chaves Pix sob a guarda da instituição financeira Qesh. Segundo o BC, o incidente de segurança ocorreu no período de 10 a 19 de setembro, por causa de "falhas pontuais" em sistemas da empresa.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (30), o BC informa que dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário não foram expostos.

“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, diz.

Todas as pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento.

O comunicado ressalta ainda que "não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário".

De acordo com o BC, "as informações obtidas são de natureza cadastral [como nome do usuário, CPF, agência e número da conta], que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras".

Este é o décimo vazamento de dados cadastrais vinculados a chaves Pix em 2024. O BC possui uma página específica em que registra os incidentes.

O Banco Central afirma que as pessoas que tiveram seus dados cadastrais vazados depois da falha "serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento".

O comunicado acrescenta que foram adotadas as "ações necessárias" para a apuração do ocorrido e vão ser aplicadas "as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente".

MAIS ACESSADAS