O Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou a condenação de duas cientistas que desmentiram fake news sobre diabetes nas redes sociais. 

A bióloga Ana Bonassa e a farmacêutica Laura Marise, do canal NuncaVi1Cientista, desmentiram, em vídeo, publicações de um nutricionista que afirmava que a diabetes seria causado por vermes. 

O nutricionista, então, processou as duas, e a juíza Larissa Boni Valieris, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível de São Paulo, entendeu que elas submeteram o nutricionista a uma situação de "vergonha e tristeza" por compartilharem o perfil público dele no Instagram.

Elas foram condenadas a pagar R$ 1.000 por danos morais, além de apagar a publicação, sob pena de multa de R$ 100 por dia em que o vídeo estivesse no ar.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

De acordo com as cientistas, o nutricionista utilizava a desinformação para vender uma falsa solução para a diabetes, chamada de "protocolos para desparatização".

A diabetes é um termo genérico que designa condições ligadas ao excesso de glicose no sangue ou à produção ineficaz de insulina.

MAIS ACESSADAS