Neste próximo domingo, 6 de outubro, os brasileiros irão às urnas para escolher prefeitos e vereadores de suas respectivas cidades. O voto é a principal ferramenta de participação no processo democrático, e para garantir o direito de votar, é fundamental que os eleitores estejam com o título de eleitor em mãos ou com o aplicativo e-Título devidamente atualizado.
Se você ainda tem dúvidas sobre como baixar ou atualizar o e-Título, siga as orientações abaixo para garantir tranquilidade e facilidade na hora da votação.
Prazo para atualização
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitores que pretendem votar utilizando o e-Título e ainda não atualizaram o aplicativo têm até sábado (5), para regularizar o documento digital.
Situação atual
Mais da metade das pessoas que baixaram o e-Título estão com suas contas desativadas. No estado de São Paulo, por exemplo, cerca de 12 milhões de eleitores possuem o aplicativo cadastrado, mas ele só pode ser utilizado no dia da votação se estiver atualizado.
A atualização do e-Título deve ser feita até a véspera do primeiro turno das eleições. Para quem utilizará o aplicativo no segundo turno, a atualização precisa ser realizada até o dia 26 de outubro.
No dia da eleição, somente os eleitores que atualizaram o aplicativo poderão utilizá-lo. Após a eleição, o acesso ao aplicativo será normalizado.
Quer saber mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp
Alerta do TSE
O TSE também recomenda que os eleitores baixem o e-Título com antecedência, evitando possíveis "filas virtuais" devido ao grande número de acessos simultâneos nos dias que antecedem a votação, o que pode afetar a qualidade da conexão.
Como baixar ou atualizar o e-Título
O aplicativo e-Título está disponível para download tanto na App Store quanto na Play Store. Para realizar o cadastro, o eleitor precisará fornecer os seguintes dados:
- Nome completo
- Data de nascimento
- Número do título de eleitor
- CPF
- Nome dos pais (filiação)
Além disso, será necessário responder a perguntas de segurança e criar uma senha alfanumérica com 8 a 70 caracteres. Após a validação das informações, o documento ficará disponível para ser utilizado no dia da votação.