O crescimento da campanha eleitoral no ambiente virtual segue sendo um dos grandes desafios da Justiça Eleitoral, e a cada novo pleito se intensifica o trabalho de fiscalização e de treinamento dos servidores para dar conta de uma demanda que é crescente.

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará, Felipe Brito, o uso da Inteligência Artificial, por exemplo, é visto com entusiasmo pela corte, a ponto de terem aumentado os investimentos do órgão em ferramentas que usam esse tipo de tecnologia.

Conteúdos relacionados:

“O uso da IA aqui no TRE era algo muito esperado. Por exemplo, os mesários nestas eleições vão poder tirar dúvidas com muito mais facilidade, de forma muito mais rápida, muito melhor do que ficar procurando determinada questão em manual. E este é um caminho que todos os sistemas devem seguir”, indica.

A diretora geral do Tribunal, Nathalie Castro, avalia inclusive que, com a escalada da legislação eleitoral restringindo eventos de campanha nas ruas, outdoors e outros instrumentos, a campanha acabou ganhando cada vez mais os espaços online.

“A gente vê a lei permitindo mais as coisas na internet, talvez porque pessoas estejam mais na internet. Mas isso torna mais desafiador o nosso trabalho, até porque a propaganda é mais rebuscada, sofisticada, e fazer propaganda no ambiente virtual tem um gasto maior, tem que contratar marqueteiro, bancar impulsionamento. O combate às ‘deepfakes’ são o nosso grande desafio, tivemos que capacitar mais servidores para essa fiscalização”, relata.

Quer saber mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp

Assim como Brito, Nathalie enfatiza que a IA é um instrumento valioso e importante, mas que precisa ser utilizada de forma responsável. “A Inteligência Artificial é bem vinda, contanto que tenha o rótulo. O problema é que, assim como todas as ferramentas, também há o uso nocivo da IA e isso impõe algo desafiador a todo o nosso corpo funcional, se a gente pensar na velocidade que pode ter essa propaganda ruim”, justifica a diretora.

A atuação do Tribunal Regional Eleitoral segue intensificada, inclusive com realização de sessão plenária de julgamento no sábado 5 de outubro, véspera do primeiro turno das Eleições Municipais 2024. A reunião ocorrerá no plenário Antônio Koury, no prédio sede do Tribunal, com início às 12h e terá formato híbrido, sendo transmitida pelo canal do TRE do Pará, no YouTube.

Desde o mês de setembro, a corte eleitoral intensificou o número de sessões para conseguir julgar todos os processos referentes à eleição de domingo.

MAIS ACESSADAS