Principal fonte de renda de parte da população paraenses, a pesca artesanal é responsável por cerca de 60% da pesca nacional, segundo dados do Ministério da Pesca e Aquicultura de 2011, último ano em que a atividade foi analisada em dados oficiais.
Nesta quinta-feira (31), a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2232/2024, de autoria do deputado federal Henderson Pinto (MDB/PA), que visa apoiar pescadores artesanais de baixa renda.
Conteúdos relacionados:
- Pescadores têm até o dia 31 para praticar a atividade no PA
- Pescador encontra sucuri durante pesca em Icoaraci
- Comitê apresenta ações sustentáveis para a pesca de águas profundas
A proposta busca incluir pescadores artesanais entre os beneficiários do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, estabelecido pela Lei 12.512/2011, o que permitirá que esses trabalhadores recebam doações de materiais e equipamentos, aumentando a eficiência e produtividade de suas atividades.
"Esse projeto é um passo essencial para valorizar e fortalecer a pesca artesanal, atividade que sustenta muitas famílias e preserva as tradições locais," destacou o deputado, que enfatiza ainda que a pesca artesanal é fundamental para a segurança alimentar em diversas comunidades costeiras e interioranas do Brasil.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Com a aprovação do projeto na Comissão de Agricultura, o parlamentar espera que o apoio da Comissão de Finanças e Tributação consolide o projeto como uma medida concreta para melhorar as condições de trabalho dos pescadores artesanais.
O projeto segue para análise na Comissão de Finanças e Tributação. Se aprovado, seguirá para apreciação pelo Plenário da Câmara.