Muito se tem falado sobre a importância que a Inteligência Artificial vem trazendo para vida das pessoas. Após o boom da ferramenta ChatGPT, diversos setores vem mostrando a relevância que a IA tem para diferentes segmentos, inclusive na promoção de direitos fundamentais. 

Em encontro realizado com procuradores e promotores de todo o país no Rio de Janeiro do Conselho Anual de Procuradores-Gerais (CNPG), um dos assuntos mais debatidos foi o uso da inteligência artificial nos Ministérios Públicos de todo o país e de que forma essa ferramenta pode ajudar nas instituições. 

De acordo com o presidente do CNPG, Jarbas Soares, o uso da IA é um grande avanço na proteção dos direitos fundamentais. "São balizas importantes que vão nortear a atuação do Ministério Público nos próximos anos", diz Soares. 

Para o presidente do Conselho, a carta indica que o uso das novas tecnologias é essencial para a eficácia das investigações, mas nem isso podem ferir direitos individuais elementares já assegurados pela Constituição. 

MAIS ACESSADAS