Após as explosões e morte na Praça dos Três Poderes, em Brasília, na noite desta quarta-feira (13), a preocupação relacionada à violência política voltou a ser pauta de discussão nas últimas horas. Autoridades se manifestaram sobre o tema, entre elas o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

O governador Helder Barbalho foi um dos primeiros a se pronunciar sobre o suposto atentado que resultou em explosões e na morte de uma pessoa, o suspeito que estava de posse dos artefatos explosivos e que seguia em direção ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) quando os dispositivos foram acionados.

"Atentar contra a democracia nunca será a melhor solução para resolver os problemas do país. Espero que as autoridades apurem todos os fatos e investiguem as reais motivações sobre as explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília", disse Helder na publicação feita no X (antigo Twitter).

Atentar contra a democracia nunca será a melhor solução para resolver os problemas do país. Espero que as autoridades apurem todos os fatos e investiguem as reais motivações sobre as explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

— Helder Barbalho (@helderbarbalho) November 14, 2024

Segurança reforçada

Após o suposto atentado, a segurança do Planalto foi reforçada, trata-se de um protocolo adotado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que aciona um dos níveis do chamado "Plano Escudo", que prevê o reforço de agentes de segurança, inclusive com a presença de militares das Forças Armadas.

MAIS ACESSADAS