O aumento na conta de energia elétrica impacta o bolso de milhares de brasileiros. Desse modo, muitos consumidores optam por alternativas que possam diminuir o consumo e economizar. Felizmente, esses esforços poderão encontrar uma trégua após a notícia da Aneel nesta sexta-feira (29).
A partir do mês de dezembro, o bolso dos brasileiros pode ter um certo alívio após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciar a bandeira tarifária verde na conta de luz.
Segundo a Aneel, a mudança só foi possível graças à expressiva melhora das condições de geração de energia” no país e explicou que o aumento das chuvas nas últimas semanas favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas - acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos”, explica.
Quer mais notícias sobre Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp
A ausência de chuvas neste ano fez com que a agência acionasse a bandeira vermelha na conta de energia elétrica do patamar 1, em setembro, para o patamar 2, em outubro, com cobrança adicional de R$1,885 a cada 100 kWh consumidos.
A bandeira tarifária reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem custo maior, e a verde, sem custo extra.