O dólar americano terminou o dia em queda nesta quarta-feira (11) em contraponto à alta do real na Bolsa de Valores. Os investidores aguardam pelos próximos passos rumo à decisão do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) sobre os rumos da taxa Selic (taxa básica de juros). 

Após duas semanas, a moeda americana encerrou o dia sendo vendido a R$ 5,968, uma baixa de 1,3%. O turismo teve desvalorização de 0,97%, a R$ 6,23.

A Bolsa de Valores de São Paulo avançou 1,1%, para 129.593 pontos. O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, está no nível mais alto desde 26 de novembro.

Quer mais notícias sobre Economia? Acesse nosso canal no WhatsApp

Nos EUA

Nos Estados Unidos o índice de preços ao consumidor teve alta de 2,7% em 12 meses encerrados em novembro, conforme esperado pelo mercado.

A inflação subiu em ritmo anual mais rápido que no mês anterior. O dado é importante por que é o principal parâmetro utilizado Federal Reserve (Fed, o banco central americano) na decisão sobre as taxas dos EUA, na próxima quarta-feira, dia 18. Os mercados esperam fortemente que o banco reduza sua taxa básica de juros de curto prazo em um quarto de ponto percentual, mas que depois pule janeiro para medir o impacto que cortes sucessivos tiveram na economia.

MAIS ACESSADAS