Na manhã deste domingo, dia 22 de dezembro, um trágico acidente aéreo abalou a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Um avião que tinha como destino Jundiaí, no interior de São Paulo, caiu na Rua das Hortênsias, deixando um rastro de dor e destruição. De acordo com informações preliminares, a aeronave estava ocupada por 10 pessoas.
O coronel Boeira, chefe da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, confirmou que, até o momento, pelo menos 9 ocupantes foram encontrados sem vida. No entanto, três pessoas foram socorridas e estão recebendo atendimento médico. As equipes de resgate estão trabalhando arduamente na busca de informações sobre o décimo ocupante e na avaliação dos danos causados pelo acidente. As condições climáticas na região são adversas, com chuva e nevoeiro, o que pode ter contribuído para a tragédia.
Quer ler mais notícias do Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
O impacto foi registrado contra um prédio, atingindo também uma casa e uma loja de móveis nas proximidades. A situação gerou grande comoção na comunidade local, e as autoridades estão mobilizadas para investigar as circunstâncias do acidente.
Neste momento, a prioridade é resgatar todas as informações possíveis e prestar apoio às famílias afetadas por essa tragédia. A cidade de Gramado, conhecida por suas belezas naturais e atrativos turísticos, se une em luto diante dessa perda devastadora.
🚨 DEFESA CIVIL INFORMA
— Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) December 22, 2024
Acidente em modal aéreo - múltiplas vítimas - COBRADE 2.5.5.0.0
Em 22/12/2024 às 10h
GRAMADO/RS
Um avião caiu na manhã de hoje (22) no centro urbano de Gramado/RS. Equipes de emergência atuam neste momento no local.
Preliminarmente, o avião… pic.twitter.com/egFOugR37G
Confira a nota da FAB
"Neste domingo (22/12), investigadores do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em Canoas (RS), foram acionados para realizar a Ação Inicial de uma ocorrência envolvendo uma aeronave sem identificação de matrícula até o momento em Gramado (RS).
Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação."
Confira a nota da Infraero
Em relação ao acidente aéreo ocorrido neste domingo, 22/12/24, na cidade de Gramado (RS), a Infraero esclarece que a aeronave de prefixo PR-NDN, decolou do Aeroporto de Canela às 9h15, com destino a Jundiaí (SP), e sofreu a queda na área urbana do município de Gramado, fora do sítio aeroportuário.
As informações sobre as causas do acidente, número de passageiros e tripulação, bem como a investigação, devem ser apuradas junto ao Cenipa – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão ligado ao Comando da Aeronáutica e à Anac – Agência Nacional de Aviação Civil.
A Infraero lamenta profundamente o ocorrido e está colaborando com as autoridades locais para o que for necessário neste momento.