Em outubro de 2024, milhões de brasileiros foram às urnas para escolher prefeitos e vereadores municipais que deverão gerir as cidades por mais quatro anos.
Nesta quarta-feira (1º), mais de 5,5 mil prefeitos novos e reeleitos tomarão posse em todo o país. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o pleito ocorreu em 5.569 cidades, nos 26 estados do país. Em 51 delas, a disputa foi concluída no segundo turno.
Apesar de a cerimônia acontecer nas milhares de cidades do país, pelo menos 18 municípios não deverão participar das posses neste 1º de janeiro. Isso porque o processo eleitoral nesses lugares está impedido por problemas judiciais, e ainda precisa de análise dos tribunais eleitorais.
Entre as situações que impedem a cerimônia, estão casos de problema de candidatura do concorrente a prefeito com mais votos. Oito estão em São Paulo, três no Rio de Janeiro e em Minas Gerais e um no Paraná, na Bahia e no Espírito Santo.
Quer mais notícias sobre Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp
A cerimônia de posse de prefeitos e vice-prefeitos é definida pela Constituição Federal de 1988. Já a posse dos vereadores eleitos é definida pela lei orgânica de cada município. Dessa forma, não possui data única.