Um caso inusitado aconteceu na posse do prefeito de uma pequena cidade no Ceará. O prefeito eleito do município de Orós, Simão Pedro Alves Pequeno (PSD) renunciou ao cargo e empossou sua vice, que também é a mãe dele.
Tereza Cristina Pequeno (PSB), mãe de Simão, que assume a prefeitura do município a partir desta quarta-feira (1º), já havia sido prefeita de Orós entre os anos de 1993 e 1996.
Simão renunciou para assumir uma vaga na Assembleia Legislativa do Ceará, como deputado estadual, após a renúncia da então deputada Gabriella Aguiar (PSD), que foi eleita vice-prefeita de Fortaleza.
Conteúdo relacionado
- Mais de 5.500 prefeitos tomam posse em todo o Brasil
- Novo salário mínimo entra em vigor; veja quando será pago
A eleição de Simão e Tereza foi em turno único. O agora deputado teve 8.287 votos (58,41% dos votos válidos) no município, vencendo a única concorrente, Luhanna Lurya (PP).
De acordo com o próprio Simão, a intenção era a de renunciar o cargo caso fosse convocado à Assembleia Legislativa, e que, se Gabriella Aguiar não tivesse deixado o cargo, renunciaria de qualquer forma em 2026 para disputar as eleições.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Simão já havia sido prefeito de Orós entre 2013 e 2020. Nesse período, Tereza Cristina foi secretária de Desenvolvimento Social do município. O pai dele, Luiz Moreira Pequeno, também foi prefeito, entre 1971 e 1973, e entre 1983 e 1988.
Entre 2021 e 2023, o município foi governado por Zé Rubens (PSD), aliado da família.