O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia o pagamento dos benefícios referentes a janeiro no dia 27 e encerra o calendário no dia 7 de fevereiro. O cronograma segue a prática de dividir os pagamentos entre o final de um mês e o início do mês seguinte.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, aproximadamente 40 milhões de pessoas receberão os benefícios do INSS, que incluem pagamentos previdenciários e assistenciais. Todos terão reajustes nos valores a partir deste mês, conforme previsto na Constituição Federal, que determina o ajuste anual com base na inflação.
Conteúdo relacionado:
- Regras da aposentadoria do INSS vão mudar em 2025. Confira!
- Pagamento do INSS em 2025 começa no dia 27 de janeiro
- Meu INSS Vale+: como vai funcionar o programa do governo
Quem terá reajuste no INSS?
Os reajustes abrangem todas as modalidades de benefícios pagos pelo INSS, incluindo:
- Aposentadorias;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Para quem recebe o piso salarial, o reajuste será calculado com base na inflação de 2024 acrescida de 2,5%. Isso representa um aumento para mais de 26 milhões de pessoas. Já os benefícios acima do piso, que atingem cerca de 12 milhões de beneficiários, terão reajuste de 4,84%.
Quer mais notícias do Brasil? acesse o nosso canal no WhatsApp
Novos valores dos benefícios do INSS
Os benefícios que correspondem ao piso salarial serão ajustados de acordo com o novo salário mínimo, definido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em decreto assinado no dia 30 de dezembro de 2024.
- Piso: R$ 1.518,00;
- Teto: R$ 8.092,54;
Benefícios entre o piso e o teto terão reajuste de 4,84%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado de 2024.
As informações completas sobre o cronograma e os reajustes podem ser consultadas no site oficial do INSS ou nas agências da Previdência Social.