A plataforma de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC) registrou o maior número de operações desde o início da ferramenta. No dia 5 de dezembro, o Pix contabilizou 313,3 milhões de transações em 24 horas, superando pela primeira vez a marca de 300 milhões.

De acordo com o BC, além do volume de operações, o valor movimentado também atingiu novo patamar, somando R$ 179,9 bilhões no mesmo dia. A autarquia destacou, em nota, que o desempenho reforça o papel do Pix como infraestrutura digital disponível para a circulação de dinheiro no país.

Conteúdo relacionado: 

O recorde anterior havia sido registrado em 28 de novembro, data da Black Friday e do pagamento da primeira parcela do 13º salário, quando o sistema registrou 297,4 milhões de transações.

Lançado em novembro de 2020, o Pix chegou ao fim de novembro com 178,9 milhões de usuários cadastrados. Desse total, 162,3 milhões são pessoas físicas e 16,6 milhões representam empresas. Em outubro, conforme estatísticas consolidadas, o sistema movimentou R$ 3,32 trilhões.

A ferramenta segue como o principal meio de pagamento usado no país, expandindo o número de usuários e reforçando sua presença em diversas operações financeiras do cotidiano.

MAIS ACESSADAS