Presídios brasileiros já foram palco de tentativas de fuga marcadas por criatividade, ousadia e falhas na segurança. Ao longo dos anos, detentos têm se valido de artimanhas diversas, desde buracos improvisados e disfarces até o uso de brechas estruturais, tudo para tentar escapar das unidades prisionais. Em muitos casos, essas ações revelam vulnerabilidades no sistema e acabam sendo registradas por câmeras de vigilância, expondo detalhes das fugas e levantando questionamentos sobre a rotina e a fiscalização dentro dos presídios.

Um desses episódios foi registrado no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. Uma câmera de segurança instalada em uma área interna da unidade flagrou o momento em que o detento Maiky Entonny Venancio França conseguiu deixar o local ao passar por um espaço usado para a entrega de alimentos.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

A fuga aconteceu por volta das 5h30 da última quinta-feira (11). Conforme informações do Sindicato dos Policiais Penais do Estado de São Paulo (Sinppenal), o preso exercia atividades internas no CDP e aproveitou o momento em que realizava a limpeza do setor para escapar, sem estar sob escolta direta de agentes penitenciários.

Assim que a ausência foi constatada, a direção da unidade acionou a Polícia Militar, que iniciou buscas na região próxima ao presídio. Até o momento, Maiky segue foragido.

O detento estava preso desde fevereiro deste ano e responde por um homicídio ocorrido na cidade de Franca, no interior paulista. Ele foi transferido para o CDP de Caraguatatuba no dia 28 de fevereiro, após passagem por Ilhabela.

Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!

De acordo com denúncia apresentada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Maiky é acusado de ter matado uma pessoa a tiros e ferido outra durante uma festa realizada em 2023.

Veja o momento em que o detento consegue fugir:

MAIS ACESSADAS