O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem passando por constantes processos de modernização e adotando novas regras para combater fraudes no recebimento de benefícios. Uma medida aprovada recentemente, que entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2028, determina que a Carteira de Identidade Nacional será o único documento com biometria aceito para a concessão e manutenção dos benefícios do INSS.

A medida integra o Sistema Nacional de Dados e tem como objetivo ampliar a segurança no pagamento de aposentadorias e pensões. A nova regra será implementada de forma gradual, com os segurados que precisarem atualizar a documentação sendo avisados com antecedência — portanto, não há risco de bloqueios automáticos dos pagamentos.

Outra mudança recente envolvendo o INSS é que, desde novembro do ano passado, todos os pedidos passaram a exigir biometria válida. Durante esse período de transição, além da Carteira de Identidade Nacional (CIN), também são aceitos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Título de Eleitor.

Quer mais notícias sobre Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp

Confira o calendário de pagamento do INSS em janeiro 

Para quem ganha até um salário mínimo

Final do número do benefício

1 -   26 de janeiro

2-    27 de janeiro

3-    28 de janeiro

4-    29 de janeiro

5-    30 de janeiro

6-    2 de fevereiro

7-    3 de fevereiro

8-   4 de fevereiro

9-   5 de fevereiro

0 -  6 de fevereiro

Para quem ganha acima de 1 salário mínimo

Final do número do benefício

1 e 6 - dia 2 de fevereiro

2 e 7 - dia 3 de fevereiro

3 e 8 - dia 4 de fevereiro

4 e 9 - dia 5 de fevereiro

5 e 0 - dia 6 de fevereiro

MAIS ACESSADAS