Estudantes que aguardavam uma nova oportunidade para concluir o processo de acesso ao financiamento estudantil ganharam um novo prazo nesta semana. O Ministério da Educação (MEC) abriu, na última quarta-feira, 14 de janeiro, o período de complementação das inscrições postergadas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2026, etapa fundamental para garantir a continuidade no programa.

A complementação deve ser realizada até hoje, dia 16 de janeiro, por meio do sistema Fies Seleção, e é destinada aos candidatos que tiveram a conclusão da inscrição adiada nos processos seletivos do Fies referentes ao primeiro ou segundo semestre de 2025. O cronograma e os procedimentos estão detalhados no Edital nº 1/2026, publicado pelo MEC e disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na área de legislação do Fies.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Para concluir a etapa, os estudantes precisam atender aos requisitos, prazos e procedimentos previstos em edital. Após a complementação da inscrição, será necessário validar as informações junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior, mediante a entrega da documentação exigida, de forma física ou eletrônica. Essa validação deve ocorrer a partir do dia seguinte à complementação e em até cinco dias úteis.

Na sequência, o estudante deverá realizar a validação junto ao agente financeiro, no prazo de até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil após a confirmação da inscrição pela CPSA. A contratação do financiamento poderá ocorrer de forma digital ou presencial, conforme a disponibilidade da instituição financeira responsável.

Os candidatos pré-selecionados pelo Fies Social estão dispensados da comprovação da renda familiar junto à CPSA, mas devem comparecer para validação das demais informações, respeitando os mesmos prazos estabelecidos para os demais participantes.

Quer mais notícias sobre Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp

O Fies Social, criado pela Resolução nº 58/2024, reserva 50% das vagas para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos e ativos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Nesses casos, é possível solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais, reforçando o caráter social do programa e ampliando o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda.

Instituído pela Lei nº 10.260/2001, o Fies é um programa do MEC voltado ao financiamento de cursos de graduação em instituições privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para participar, é necessário ter feito o Enem a partir de 2010, alcançado média mínima de 450 pontos, nota diferente de zero na redação e possuir renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos.

MAIS ACESSADAS