O que separa um trabalhador informal de um pequeno negócio estruturado é apenas o acesso a um empurrãozinho financeiro. De olho nesse público, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) e a Caixa Econômica Federal (CEF) deram o pontapé inicial em uma iniciativa que promete levar fôlego para quem vive na base da pirâmide econômica.

Lançado nesta segunda-feira (9), o projeto foca em quem já está no Cadastro Único (CadÚnico) e sonha em investir no próprio sustento, mas sempre esbarrou nas altas taxas de juros ou na falta de um fiador.

Conteúdo Relacionado

Crédito "amigo" e sem burocracia de avalista

A grande novidade do programa Acredita no Primeiro Passo é o fim da barreira da garantia. Como muitos beneficiários do CadÚnico não têm bens para oferecer como penhor, o Governo Federal criou um fundo garantidor para dar suporte aos empréstimos.

Na prática, isso significa que o governo "garante" a operação para a Caixa, permitindo que o dinheiro chegue a ambulantes, feirantes e prestadores de serviço com taxas muito menores que as do mercado comum.

📷 O programa foi lançado nesta segunda-feira (9) |Kaike Coufal/Caixa

Primeiros passos em SP, RJ e BH

Nesta fase inicial, o programa funcionará de forma experimental por 90 dias em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Após esse período de testes, a meta é expandir para todo o Brasil.

Os valores liberados variam de R$ 500 a R$ 21 mil, com prazos de pagamento que vão de 4 meses a um ano. O público-alvo prioritário reflete a busca por inclusão: mulheres, jovens, negros e pessoas com deficiência.

Gamificação: Aprender a cuidar do bolso jogando

Além do dinheiro no bolso, o governo lançou o Bate-Bola Financeiro. Trata-se de um jogo online gratuito, desenvolvido em parceria com a Visa, para ensinar educação financeira de um jeito lúdico.

Quer saber mais de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Através de perguntas sobre gastos do dia a dia e planejamento, o usuário simula uma partida de futebol: se acerta a decisão financeira, avança para o gol; se erra, perde a posse de bola. A ideia é que o empreendedor aprenda a gerir o lucro do seu novo negócio de forma consciente e sem complicação.

MAIS ACESSADAS