O Círio de Nazaré também é para os comerciantes de Belém uma oportunidade de aumentar a renda. É assim na avenida Nazaré, próximo da Basílica Santuário. Para esses vendedores, este período é, além de um momento de renovação da fé, hora de complementar a renda e de apresentar a cultura paraense por meio da venda de camisas, imagens de Nossa Senhora de Nazaré, fitas e tudo o que for alusivo ao período aos visitantes.

Quem reforça isso é o comerciante Ivanilson Costa, de 45 anos, que segue a tradição da mãe. A barraca “Raízes da mandioca” tem mais de 55 anos de funcionamento na avenida Nazaré. “As vendas estão sendo muito boas nesse período do Círio, a freguesia aumenta bastante com os turistas. Acredito que as vendas melhoraram cerca de 30% em relação ao ano passado. As pessoas aproveitam para se deliciar com as comidas típicas depois das missas na Basílica e da programação na Praça Santuário. É torcer para as vendas continuarem boas até o final da quadra nazarena”. Ele diz que alguns produtos típicos tiveram reajustes, mas não fez o repasse aos clientes.

Belém,Pará, Brasil, Caderno cidade- Fim da quadra Nazarena.
Ivanilson Pantoja.
18/10/2023
Foto celso Rodrigues/ Diário do Pará.
📷 Belém,Pará, Brasil, Caderno cidade- Fim da quadra Nazarena. Ivanilson Pantoja. 18/10/2023 Foto celso Rodrigues/ Diário do Pará. |(Celso Rodrigues)

Conteúdos relacionados 

RENDA

Com toalhas de diversas cores com a imagem da santa e berlinda, camisas do Círio, fitas coloridas, terços e escapulários, a vendedora Maria de Lourdes, de 65 anos, trabalha há mais de 40 anos nesse ramo próximo da Basílica. Ela destaca que as vendas nesta edição foram superiores ao ano passado.

“Eu cheguei a vender mais de 300 camisas do Círio. As fitinhas para pedidos também saíram bastante. É um momento muito importante para todos que vivemos disso. Só tenho a agradecer a Nossa Senhora por nos dar essa chance de correr atrás do nosso sustento”, comentou.

Quer saber mais notícias sobre o Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp 

Ela ainda diz que passando o período do Círio as vendas caem um pouco, mas dá para tirar uma renda. “Quando passa o Círio as vendas diminuem, mas ainda conseguimos faturar um pouco. Nessa área todo tempo chega excursões de viagens e as próprias pessoas que frequentam a Basílica gostam de levar uma lembrança para seus amigos e familiares queridos. Tem dia que um cliente chega a comprar R$100 de produtos ”, diz.

Alimentação

Charles Gabriel, de 18 anos, que trabalha em um restaurante com a família no perímetro, também diz que na época do Círio as vendas são muito boas. “A minha família já trabalha há muito tempo nesse local com comida. Na época do Círio todos os vendedores da redondeza vendem bem. A gente conquista os fregueses com a nossa simpatia e com o sabor diferenciado das comidas paraenses. Nesse período do Círio, as vendas melhoram 50% em relação a outros meses”, disse.

Organizadores do Círio homenageiam Nossa Senhora

Neste domingo, 22, a partir das 8h, ocorrerá a Procissão da Festa, a terceira mais antiga romaria do Círio de Nazaré e a penúltima procissão da quadra nazarena. A expectativa da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) é que cerca de 5 mil fiéis participem desta caminhada, que tradicionalmente possui um trajeto diferente a cada ano, assim como a Romaria da Juventude.

“Esta romaria também é dedicada a todas as instituições, órgãos de segurança, de saúde, voluntários e trabalhadores que, de alguma forma, contribuíram para a realização do Círio deste ano, e que no dia da grande procissão, muitas vezes não conseguem fazer a sua homenagem à Nossa Senhora por conta do trabalho executado”, conta Antônio Sousa, diretor de procissões.

Este ano, a romaria sairá da Comunidade Santo Antônio Maria Zaccaria, localizada na Boaventura da Silva, 1796, no Umarizal, passando pela Boaventura da Silva, 9 de Janeiro, Antônio Barreto, Alcindo Cacela, Governador José Malcher, Generalíssimo Deodoro, Nazaré até a Praça Santuário, com previsão de 2h de duração, percorrendo 2,2 km.

Realizada há mais de 110 anos, a procissão costumava sair de dentro da Basílica, pois não existia a Praça Santuário. A imagem peregrina é conduzida no carro berlinda, com decoração de Vando Nascimento. A missa antes da procissão será celebrada por Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém.

HISTÓRIA

Não se sabe precisamente quando a primeira Procissão da Festa foi realizada, mas em 1881 já se tem registros históricos, 24 anos antes dos Barnabitas assumirem a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, em 1905. Era realizada à tarde, até que uma chuvarada em 1953 fez com que passasse a ser realizada pela manhã, o que aconteceu em 1954.

Em 2000, no dia 22 de outubro, a procissão coincidiu com o Jubileu de Ordenação de Dom Vicente Zico, arcebispo metropolitano de Belém na época. Por esse motivo, a procissão saiu da Praça Santuário para a Catedral, onde foi celebrada uma missa solene no tablado armado em frente à Igreja. Em 2001, a romaria passou por todas as comunidades que fazem parte da Paróquia de Nazaré, em um percurso de 4,3 km.

Maria de Lourdes Foto: (Celso Rodrigues)

MAIS ACESSADAS