Neste sábado (21), a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) realiza outras duas romarias da festividade em honra à padroeira dos paraenses. A primeira delas é a Romaria dos Corredores, que já acontece há nove anos. Em seguida, acontece a estreia da Romaria da Acessibilidade. Apresentada em agosto deste ano, essa é a 14ª procissão oficial do calendário do Círio. Ambos eventos esperam atrair um grande número de pessoas que devem sair às ruas de Belém para saudar a virgem.

Conteúdos relacionados:

Quer ver mais notícias do Círio? Acesse nosso canal no WhatsApp.

ACESSIBILIDADE

Em sua primeira edição, a Romaria da Acessibilidade também será repleta de emoção. Mãe da Giuliana Costa Fernandes, 17, que tem paralisia cerebral e faz uso de cadeira de rodas, a advogada Gisele Costa conta que este será um Círio que ficará marcado na vida delas. “A gente sempre assistia à passagem da santa, mas este ano há sentimentos inexplicáveis. Poder estar mais perto da Imagem Peregrina, que possui esse simbolismo da mãe de todos, com certeza vai tornar essa romaria muito emocionante para todos”, acredita.

Natural do município de Abaetetuba, o jovem Emanoel Cardoso, 19, que é autista, está ansioso para participar da nova romaria. “Essa é uma conquista gigante! Agora não vamos somente ver, mas sim, fazer parte desse momento. O Emanoel tem uma ligação muito grande com a religiosidade e poder ver ele ali no meio, não terá preço. A realização da Romaria da Acessibilidade mostra que estamos sendo ouvidos. Por isso, a gente pede que mais gente possa ir pedir intercessão nessa luta por direitos que ainda é muito árdua”, disse Laurinha Cardoso, mãe de Emanoel.

PARA ENTENDER

Aprovada pela Arquidiocese de Belém e Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), em 2014, a Romaria dos Corredores foi sugerida por uma comitiva de corredores de rua da capital paraense. Durante os 7km de trajeto, a Imagem Peregrina segue no carro Berlinda numa velocidade baixa para que os romeiros possam acompanhar com uma corrida leve.

A estimativa do Dieese é que a procissão possa reunir cerca de três mil pessoas, em duas horas de duração. A procissão terá início às 05h30 com saída da Praça Santuário, seguindo pela Generalíssimo Deodoro, Conselheiro Furtado, Padre Eutíquio, João Diogo, Coronel Fortunato, D. Pedro, Padre Champagnat, Av. Portugal, Tamandaré, Gama Abreu, Nazaré e retornando a Praça Santuário.

A Romaria da Acessibilidade sai às ruas, a partir das 8h, da Praça Santuário, logo após a chegada da Romaria dos Corredores. O trajeto escolhido priorizou ruas arborizadas no centro de Belém. O ponto de partida do percurso é Rua Dom Alberto Ramos, ao lado da Basílica Santuário de Nazaré. Os devotos vão caminhar ainda pelas avenidas Generalíssimo Deodoro e Braz de Aguiar, Travessa Quintino Bocaiúva, Avenida Nazaré, finalizando na Praça Santuário, totalizando um percurso de 1,45 km e duração de cerca de uma hora.

A 14ª romaria oficial foi idealizada para o público que tem algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. Era uma antiga reivindicação de devotos que gostariam de participar do Círio, mas tinham receio devido ao longo trajeto ou ao grande número de devotos das outras romarias.

Foto: Celso Rodrigues - Diário do Pará

MAIS ACESSADAS