O município de São Miguel do Guamá, no nordeste paraense, realiza a 75ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, neste domingo, 26. Este ano, o tema da romaria é: “Uma jovem chamada Maria”. 

A abertura oficial do Círio de Nazaré teve início com a missa de apresentação do Manto que cobrirá a imagem durante todo o ano, dia 19, no santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Conteúdo relacionado:

A procissão de domingo começa a partir das 8h com uma missa campal na Praça da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo, segue pelas principais vias da cidade e encerra na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré.

São Miguel do Guamá realiza a 75ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré
📷 São Miguel do Guamá realiza a 75ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré |Créditos/Fotos: Dcom/Prefeitura de São Miguel do Guamá/PA.

Antes, na sexta-feira, 24, às 6h30, acontece a descida da imagem depois da Santa Missa na Igreja Matriz; a partir das 14h, quando está previsto o translado da imagem para a comunidade do Acari, na zona rural, onde terá início o Círio Fluvial na manhã de sábado; a partir das 20h. Ainda na sexta, acontece o Círio Musical com a apresentação do cantor Tony  Allysson, no Complexo Beira Rio.

A procissão de domingo começa a partir das 8h com uma missa campal na Praça da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo
📷 A procissão de domingo começa a partir das 8h com uma missa campal na Praça da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo |Créditos/Fotos: Dcom/Prefeitura de São Miguel do Guamá/PA.

No sábado, 25, o Círio fluvial sairá às 7h30 da comunidade do Acari com destino ao trapiche na Beira Rio. Após a chegada da Santa, inicia a motorromaria que leva a imagem até o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de onde sairá a trasladação com chegada na Igreja Matriz, às 19h; às 22h acontece a 2ª apresentação do Círio Musical, com o show do Padre Alessandro, também no Complexo Beira Rio.

Quer mais notícias sobre o Círio? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Na semana do Círio, todas as noites acontecem missas e atrações culturais no largo de Nossa Senhora, com vendas de comidas típicas e leilões. No decorrer da semana há também as homenagens dos ciclicistas, romaria das comunidades da zona rural e a Romaria da Juventude. 

📷 Devotos de Nossa Senhora de Nazaré |Créditos/Fotos: Dcom/Prefeitura de São Miguel do Guamá/PA.

O Círio de São Miguel do Guamá é uma das últimas manifestações de devoção nazarena realizadas todos os anos no Estado do Pará. É a maior festa religiosa de tradição no município e reúne, todos os anos, milhares de cristãos do município e fiéis de cidades vizinhas que vêm acompanhar a festa religiosa. O evento iniciou em 1948 por iniciativa do Padre Ângelo Maria d’Bernard. 

MAIS ACESSADAS