Ela faz parte da tradição do Círio de Nazaré e tem uma importância na história da fé nazarena no Pará. Em 2024, este símbolo chega a um marco especial.

Responsável por conduzir a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a berlinda completa 60 anos em 2024. Um marco na história da fé nazarena em Belém e no estado do Pará.

Antes, conduzida em um palanquim levado nos ombros, a berlinda foi introduzida no Círio em 1882, por sugestão do Bispo Dom Macedo Costa, dando destaque a imagem da padroeira dos paraenses.

Com várias mudanças ao longo dos anos, a atual berlinda é a quinta da história e foi inserida no ano de 1964, pelo escultor João Pinto, feito de cedro vermelho e tem estilo barroco, com moderno sistema de iluminação.

Quer saber mais notícias? Acesse o canal do DOL no WhatsApp

Ao longo dos anos, a carruagem sofreu transformações: em 1993, conduziu a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré no Círio 200, enquanto que em 2009, a porta emperrou na saída do Círio e o vidro acabou cedendo a força.

Antes de ganhar as ruas, a berlinda é devidamente ornamentada de acordo com a temática do Círio 2024, cuja decoração é guardada a sete chaves pelos membros da Diretoria da Festa de Nazaré. Passa por ajustes entre a Trasladação e o Círio, todos os anos.

Atualmente, a berlinda virou até aplicativo: o Kd a Berlinda é bastante procurado pelos fiéis para saber a exata localização no trajeto do Círio.

ANTERIOR

A berlinda anterior está em Bragança, nordeste do estado. A peça foi cedida para a Diocese de Bragança, que é utilizada no Círio do município, realizado no mês de novembro.

MAIS ACESSADAS