A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) apresentou, por meio de entrevista coletiva realizada na tarde desta terça-feira (3), o projeto arquitetônico do novo Santuário de Nazaré. O espaço será construído na parte do terreno do estacionamento da Basílica, anexo à rua Dom Alberto Ramos e a praça Santuário, financiado pelo Governo do Pará.

Conteúdo Relacionado

O novo Santuário de Nazaré foi apresentado pelo coordenador da DFN, Antônio Salame, e a vice-governadora Hana Ghassan Tuma, que destacaram que o templo terá 10 mil metros quadrados e 4.370 lugares, com locais para ações sociais e estrutura para receber devotos e turistas.

“Iremos fazer estacionamentos em subsolo, para que as antigas áreas dos carros sejam transformadas em novos espaços, como a construção que abrigue mais de 4 mil lugares para pessoas sentadas, entre outros espaços, como dois novos museus, galerias, salas de imprensa, enfermaria e muito mais”, disse Antônio Salame.

O novo Santuário de Belém será financiado pelo Governo do Estado, em compromisso firmado no dia 26 de agosto, no dia da Missa do Mandato. A previsão da obra é de dois anos, com investimento de aproximadamente R$ 40 milhões.

"Este é um projeto que vem há algum tempo sendo pensado e estudado dentro do plano de investimentos do estado. Vivemos um momento único, de prosperidade, e acho que a construção do Santuário vem para se somar a esse conjunto. O Círio de Nazaré, além de ser patrimônio cultural, movimenta a nossa economia, aquece o comércio, os serviços. O ponto alto do ano aqui é o Círio, então a gente vê isso também como estratégia de investimento do estado para fortalecer o turismo religioso como uma atividade constante. Vamos em breve ter o maior evento do planeta de discussão sobre o meio ambiente, a COP30, com gente do mundo todo, e esse projeto vem ao encontro desse fortalecimento", concluiu Hana Ghassan, vice-governadora.

VEJA IMAGENS DO PROJETO

Edição: Antônio Santos

MAIS ACESSADAS