Um dos símbolos mais especiais do Círio de Nazaré 2024 é a corda dos romeiros, que puxa a berlinda com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Para a segurança dos devotos, a peça precisa passar por uma revisão antes de ganhar as ruas.
Diretoria da Festa e Guarda de Nazaré realizam, neste sábado (28), a revisão da corda que será utilizada na Trasladação e também no Círio 2024. O momento ocorreu em um colégio particular, no bairro de Nazaré, em Belém.
A peça tem 800 metros e será dividida em 400 metros, sendo uma para cada procissão. O momento avalia a corda e o local que ela irá se posicionar, entre estações e ao redor da berlinda.
“É um momento que a gente tem muita emoção em preservar a corda. Cada detalhe é revisado e visto com cuidado, a fim de dar ao promesseiro a devida segurança. Para a gente que cuida disso, é algo bem especial e único”, relata o diretor de procissões do Círio 2024, Antônio Souza.
Quer saber mais notícias? Acesse o canal do DOL no WhatsApp
O momento é especial também para a Guarda de Nazaré, que aproveita o momento para lançar a campanha “Não Corte a Corda”, que tem como intuito respeitar a promessa do devoto, tanto na Trasladação quanto no Círio.
“O momento é especial para Guarda e também para cada romeiro, que deseja cumprir sua promessa. Esse momento é uma revisão, um cuidado especial e claro, cada detalhe é preparado para que todo aquele promesseiro da corda possa ir com segurança e pagar sua promessa”, destaca o coordenador geral da Guarda de Nazaré, Oscar Pimenta.
A corda ficará em exposição na Estação dos Carros Luciano Brambilla, no centro social de Nazaré e na Estação das Docas até o segundo final de semana de outubro.