O Traslado dos Carros, primeira das 14 procissões do Círio de Nazaré, sairá pelas ruas de Belém na noite desta quarta-feira (9), com concentração em frente à Basílica Santuário, em Nazaré, rumo ao Parque Urbano Belém Porto Futuro, no bairro do Reduto. A romaria terá a Berlinda com a Imagem Peregrina e mais 14 carros de promessas que participam do trajeto.
Em sua terceira edição, o translato iniciará pela avenida Nazaré, passando pela travessa 14 de Março, travessa Antônio Barreto, avenida Visconde de Souza Franco, finalizando na rua Marechal Hermes, onde fica localizado o Porto Futuro. Será um percurso de aproximadamente 5 km, e a expectativa é da participação de 30 mil pessoas.
Conhecidos como um dos maiores símbolos, os carros começaram a ter seu próprio traslado em 2019. A ideia foi do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, juntamente com a Diretoria, pelo fato de reunir muitos devotos durante as procissões.
Conteúdo relacionado:
- Amor pelo Círio vira renda para artesãos em outubro
- PRF divulga atuação em Traslado e Romaria Rodoviária
- II Fórum Varanda da Amazônia reúne ambientalistas em Belém
Antes de começar a procissão, os carros estarão expostos em frente a Basílica Santuário, das 7h às 17h.
Ao todo, 14 carros, além da Berlinda com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré estarão no trajeto. São eles: Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Nova, Barca Portuguesa, Barca de Remos, Carro da Sagrada Família, Carro Dom Fuas, Carro da Saúde e Quatro Carros dos Anjos, que serão conduzidos pela Catequese da Basílica Santuário de Nazaré.
- Quer mais notícias do Círio? acesse o nosso canal no WhatsApp
O primeiro carro de promessa a ser inserido no Círio lembra o acontecido com Dom Fuas Roupinho, fidalgo português, em 1182. O fidalgo esteve prestes a despencar num abismo com seu cavalo. Ele recorreu a Nossa Senhora de Nazaré e foi salvo. Foi então que a rainha Dona Maria I, ordenou que o carro fosse inserido na grande procissão de 1805.