A chegada do segundo domingo de outubro muda completamente a vida em Belém. Se a fé do paraense é perceptível durante todo o ano, nesta data ela explode em um momente de fé e devoção que não se encontra em outra parte do mundo. A realização do Círio de Nazaré é um evento difícil de explicar, mas fácil de sentir.
Esse sentimento alcança sua expressão mais representativa na figura dos romeiros. Desde a madrugada de hoje (13), uma multidão de devotos lota as ruas no entorno da Catedral Metropolitana, a famosa catedral da Sé, para fazer o trajeto da romaria do Círio, como forma de agradecer pelas graças alcançadas ou para pedir a Maria que interceda por milagres.
Mesmo antes do início da missa que começou as 6h e antecede a saída da procissão às 7h, era possível ver demonstrações de fé que tocavam o coração e enchiam as ruas de Belém. Uma cena comum eram os romeiros que fazem o trajeto da procissão de joelhos, contando com fé e a solidariedade de amigos.
Ao longo da procissão, outras cenas de devoção, com romeiros caminhando de joelhos foram vistas no percurso, agradecendo pelos mais diversos motivos, geralmente por grandes graças alcançadas.Uma dessas pessoas foi a devota Jackeline, moradora de Breves, no Marajó, que veio até Belém para pagar uma promessa muito especial. Quase sem conseguir falar, ela contou que está fazendo o trajeto completo do Cìrio desta forma para agradecer pela vida do pai, após ter pedido à Nossa Senhora que interceder para fazer uma milagre pela sua saúde.