Videomapping, ou projeção mapeada, é uma técnica visual inovadora que envolve a projeção de imagens e vídeos em superfícies diversas. Essa abordagem gera efeitos e animações que parecem fazer com que os objetos se tornem dinâmicos e ganhem vida.
Esse espetáculo visual vai colorir a fachada da Basílica Santuário de Nazaré após a missa de encerramento do Círio 2024, no próximo domingo dia 27. O videomapping faz parte do projeto “Cores, Sons e Sensações”, que usa projetores avançados para criar uma experiência diferenciada de arte e religiosidade durante a conclusão da programação oficial do Círio de Nazaré. A apresentação é aberta ao público e começa a partir das 21h e é gratuita.
Leia mais:
- Cerca de 250 mil pessoas acompanharam o Círio das Crianças
- Círio prova que fé pode ser aliada na saúde física e mental
Antes da projeção, o Padre Cavalcante fará uma apresentação musical na varanda da Basílica. Durante a projeção, será anunciado o tema do Círio 2025.
Quer ler mais notícias do Círio? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
"O videomappping do Círio já é uma tradição, pois conecta as pessoas com suas histórias e seus sentimentos. As pessoas aguardam ansiosas para ver o que será projetado, pois sabem que ali encontrarão narrativas de carinho, amor e fraternidade. É um projeto que pertence à cidade e ao seu povo", explica VJ Lobo.
ENTENDA O QUE É VIDEOMAPPING
É uma técnica de projeção que consiste em programar conteúdos audiovisuais para serem projetados em objetos e superfícies como fachadas de prédios e monumentos. A técnica permite que o artista promova a interação entre conteúdo audiovisual e, por exemplo, a arquitetura local. Para isso, a perspectiva e a luz sobre o objeto devem ser devidamente estudadas antes da projeção.
Este ano, o público pode esperar ainda mais profundidade e espiritualidade na narrativa, conforme conta o artista: "Estamos trazendo uma conexão ainda mais forte entre as pessoas, o divino, Deus e Nossa Senhora. Vivemos tempos frenéticos, e é preciso parar para refletir, olhar para si e para o outro, criar laços de solidariedade, carinho e amor."
VJ Lobo também destaca o impacto social e emocional da arte no Círio: "O projeto é um espaço de acolhimento, que conecta não só pessoas, mas também histórias de devoção, resiliência e amor. É um momento de fraternidade que vai além do que podemos ver."
INFRAESTRUTURA DE PROJETORES ESPECIAIS A LASER
No espetáculo deste domingo (27), serão usados oito projetores de 20 mil lúmens de potência cada, que usam tecnologia a laser no lugar de lâmpadas. Serão distribuídas quatro torres de projeção pela Praça Santuário, com todos os equipamentos apontados para a fachada da Basílica. A trilha sonora foi criada especialmente para essa animação, que também terá narração do padre Cavalcante.
SOBRE O PROJETO 'CORES, SONS E SENSAÇÕES'
O “Cores, Sons e Sensações” é dedicado a contar histórias humanizadas através de experiências imersivas emocionantes. A combinação de religiosidade, desenhos envolventes, música e equipamentos modernos se une à sensibilidade artística para oferecer uma nova era de experiências, que brinca com os sentidos e emociona através de memórias recriadas em animações de alto nível.
"Contamos a história de pessoas que fazem Belém ser a maravilha que é, com suas narrativas em movimento. O diferencial é a criação de um universo de sensações diferentes usando recursos de imagem e som que podem ser apreciados por todos os espectadores", explica VJ Lobo.
SERVIÇO:
- “Cores, Sons e Sensações” no encerramento do Círio 2024
- Data: 27 de outubro
- Horário: a partir de 21h
- Local: Basílica Santuário de Nazaré e Praça Santuário (aberta para espectadores)
- Transmissão ao vivo: TV Nazaré