A manhã deste domingo (19) foi marcada por um dos momentos mais simbólicos da programação do Círio de Nazaré. A 33ª edição da Romaria das Crianças, décima procissão oficial da festa, reunirá milhares de pequenos devotos e famílias em uma caminhada de fé, alegria e tradição em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.

A procissão saiu logo depois das 8h da Praça Santuário, logo após a missa das 7h celebrada por Dom Júlio Endi Akamine, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Belém,  e percorreu cerca de 2,9 quilômetros. O trajeto incluiu a Avenida Nazaré, Travessa 14 de Março, Avenida Governador José Malcher, Travessa Dr. Moraes, retornando pela própria Nazaré até o ponto de partida.

Conteúdos relacionados: 

“É uma romaria muito colorida e tranquila, em que todos caminham juntos, sem tumultos, permitindo que cada participante se aproxime de Nossa Senhora. O percurso é rápido, arborizado e tem previsão de duração de aproximadamente duas horas”, explica Mário Tuma Junior, diretor de procissões.

Também participaram quatro carros dos Anjos, símbolos tradicionais da Grande Procissão do Círio, e três barcas com integrantes da Guarda Mirim de Nazaré. Crianças de escolas, paróquias e de projetos sociais vinculados à Basílica Santuário também estiveram presentes.

A Romaria das Crianças também contou com uma programação musical especial. Estão confirmadas apresentações do grupo Adorar Jesus, do coral de alunos da catequese da Basílica Santuário e do coral da Paróquia Santa Cruz, na Praça Santuário.

Além disso, minicarros sonoros e a Banda Marcial Centro Martino Beltrame, de Benevides, composta por alunos e ex-alunos da Escola Estadual Santa Maria Bertilla, também animaram o percurso da procissão. A banda foi regida pelo maestro Amaury Piedade.

Descritivo do Andor da Romaria das Crianças

A Imagem Peregrina foi conduzida no carro oficial da romaria, decorado por Vando Nascimento. Com o colorido e a delicadeza natural, de um jardim formado por flores que inclui alstromerias, gérberas, bocas de leão e crisântemos pompom, elaboramos o projeto da arte floral que apresenta desenhos definidos por cada variedade, criando a ideia de um jardim alegre e florido em tonalidades com gradações do rosa ao pink e do amarelo ao laranja, para deslumbrar os olhos mais que atentos das crianças, ao ver passar o andor que conduz a Mãezinha do Céu.

Estrutura e acolhimento

Desde março, uma comissão especial formada pelo reitor da Basílica Santuário, Padre Francisco Assis, pela DFN, pela catequese, Pastoral da Acolhida e Guarda de Nazaré, tem trabalhado nos detalhes da organização da romaria. Segundo as integrantes da comissão Karla Sena e Josyane Carla Araújo, haverá acolhimento especializado para crianças que se perderem, apoio aos Guardas Mirins, postos de doação de água e atendimento médico ao longo do percurso.

“Caso alguma criança se perca, o público deve procurar imediatamente a Guarda de Nazaré, que encaminhará a criança ao centro de acolhimento na Concha Acústica da Praça Santuário, com apoio de pedagogos e psicólogos”, afirmam.

Para reforçar a segurança, todas as crianças receberão pulseiras de identificação fornecidas pela Guarda de Nazaré. A expectativa é de uma manhã tranquila, com forte presença familiar e espírito comunitário.

Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!

MAIS ACESSADAS