Marcando presença no mês mais festivo do Pará, o Instituto Arraial do Pavulagem realiza nesta sexta-feira (15), às 20h, o show “#ArrastãoDoCírio”, no Teatro Margarida Schivasappa. Em edição especial, a apresentação conta com a banda completa e a participação especial dos cantores Neuber Uchôa, de Roraima, e Allan Carvalho, parceiro antigo do Arraial, além do grupo de carimbó Sancari. Os ingressos são adquiridos na compra de produtos da loja oficial do Pavulagem, recurso que será convertido na manutenção do casarão-sede do Instituto.

“Sabemos que nunca é a mesma coisa que um cortejo presencial, um folguedo, ele foi feito para isso, como um cordão, um pássaro, um boi-bumbá que aproximam as pessoas da rua. A nossa expectativa sempre é de deixar acesa essa chama da cultura popular que nós ajudamos a construir nessa cidade. Então, trazer o ‘Arrastão do Círio’ para o teatro é dizer: ‘olha, só não estamos na rua, mas estamos vivos, estamos aqui preparados para, a hora que liberarem a gente, todo mundo ir pra rua’”, comenta o músico Júnior Soares, membro-fundador do Pavulagem. Para ter acesso ao teatro, é obrigatório apresentar cartão de vacinação completa contra a covid-19 e documento de identidade.

O “Arrastão” faz parte da programação cultural do Círio de Nazaré desde 2003. Antes da pandemia, ele era realizado como cortejo de rua, recepcionando a Imagem Peregrina na chegada do Círio Fluvial, na escadinha do Cais do Porto. “O repertório desse show tem uma pegada do que a gente toca no mês de outubro, músicas que a gente já incorporou no repertório. O próprio Batalhão, quando toca a mazurca, faz o ‘Vós Sois o Lírio Mimoso’, e tocaremos também ‘Senhora da Amazônia’, que a gente gravou… É uma forma do Batalhão e do Pavulagem referenciarem e reverenciarem Nossa Senhora de Nazaré”, acrescenta o músico, citando o Batalhão da Estrela, grupo que se formou em torno do Boi Pavulagem, que reúne músicos, dançarinos, artistas e brincantes formados nas oficinas do Instituto Pavulagem.

A participação do Batalhão da Estrela será também o momento para apresentar os resultados das oficinas, que, pela primeira vez desde o início da pandemia, ocorreram de forma presencial, na sede do Pavulagem. Haverá também a participação dos alunos de percussão, danças regionais e de arte circense ajudando a abrir a programação. “É como se estivessem brincando no cortejo, trazendo o Batalhão para representar os brincantes no palco do Schivasappa. Tem todo um ritual que as pessoas vão poder aproveitar de maneira bem bacana. Esse show [diferente dos anteriores] já não será transmitido ao vivo. Ele será gravado e posteriormente disponibilizado nas redes sociais”, adianta Júnior.

No formato levado para o teatro, será mantida toda a visualidade do cortejo de Círio, especialmente os brinquedos de miriti confeccionados pelos artesãos de Abaetetuba, que se juntam a elementos do Arraial, como o Boi Pavulagem e os chapéus de fita. “A gente sempre tem a preocupação com a visualidade, a estética, o som. Acredito que vai nos fazer bem, como artistas, ter a plateia presente, que alegria já ter isso! E também é uma alegria para as pessoas poderem estar de forma presencial. Ainda não temos a lotação completa do teatro (será apenas 75%), mas é um avanço significativo e reiteramos a importância da vacinação”.

A Banda Arraial do Pavulagem, formada por Ronaldo Silva, Júnior Soares, Marcelo Fernandes (guitarra), Wesley Jardim (contrabaixo), Rafael Barros (percussão) e Franklin Furtado (bateria/percussão) fecha o encontro com sucessos como “Balança de Ouro” e “Iniciais BP”. “Esse também é um repertório onde a gente busca o que as pessoas querem ouvir”, comenta Júnior.

MANUTENÇÃO

Com o objetivo de arrecadar recursos para a manutenção da sede do Instituto Arraial do Pavulagem, um casarão histórico na Campina, na compra de um produto de qualquer valor, na loja oficial do Pavulagem, será concedido um cupom para trocar por ingresso, na bilheteria do teatro. “A sede passou muito tempo fechada, está com muitos problemas estruturais que nós queremos reverter para receber mais pessoas e melhor”, diz Júnior.

PARTICIPE

Show #ArrastãoDoCírio 2021

Quando: Hoje, às 20h

Onde: Teatro Margarida Schivasappa (Av. Gentil Bittencourt, 650, térreo do Centur- Nazaré)

Quanto: R$30 a R$200. Os ingressos podem ser adquiridos na compra de produtos de qualquer valor na loja do Pavulagem, que funciona pelo WhatsApp (91) 98604-0117 em horário comercial, e na Sede do Pavulagem (Boulevard Castilhos França, 738, Campina), aberta hoje das 9h às 13h. No hall do Teatro Margarida Schivasappa também haverá produtos à venda a partir das 18h.

Arrastão do Círio vive e reinventa seu palco
📷 |
Além da banda completa do Arraial, show terá Batalhão da Estrela, convidados e clima do cortejo de rua. Foto: Marcelo Lelis/Divulgação

MAIS ACESSADAS