O ano de 2021 ficará para a história como o segundo ano consecutivo sem procissões e com eventos inéditos incluídos na programação, incluindo projetos que devem permanecer para as próximas edições do Círio de Nazaré. As 13 procissões oficiais da festividade não se realizaram e muitos devotos improvisaram sua própria procissão, levando cerca de 500 mil pessoas às ruas no domingo do Círio, dia 10. 

O encerramento da 229ª edição do Círio de Nazaré acontecerá, neste domingo, dia 24 de outubro, com uma missa celebrada por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, na Basílica Santuário, às 18h, com acesso do público até o limite permitido pelos órgãos de segurança como prevenção à Covid-19. No total foram 15 dias de devoção e expressão de Fé a Nossa Senhora de Nazaré. “Até onde pudemos, levamos Nossa Senhora para perto do seu povo. Agora é aguardar, neste domingo, que Dom Alberto anuncie o novo casal coordenador e também o tema do Círio 2022”, avalia o coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) deste ano, Albano Martins. 

“Eu faço uma avaliação bastante positiva do Círio deste ano. Penso que tivemos dois Círios: um oficial, a que nos coube organizar atendendo todas as determinações e restrições dos órgãos de segurança; mas teve outro, um Círio espontâneo, feito pelo povo, com muita humildade, muita calmaria, muita fé, e temos que tirar lições de ambos. O oficial rendeu momentos muito bonitos, que identificaram a quem pertence o Círio, e o espontâneo com belos momentos de fé”, finaliza Albano. 

MAPPING 

Após a missa, será realizada uma projeção de vídeo mapping na fachada da Basílica de Nazaré pelo projeto “Cores, Sons e Sensações”. O espetáculo é aberto ao público e acontece às 21h20. A realização é do VJ Lobo e da Amplicriativa, com apoio institucional da Basílica de Nazaré e da Diretoria da Festa de Nazaré. O projeto tem patrocínio da Equatorial Energia através da Lei Semear, Fundação Cultural e Governo do Estado do Pará. 

“Estamos trazendo de São Paulo 13 projetores a laser de 20 mil lumens de potência (sendo que no país inteiro existem só 16 desses projetores). É uma infraestrutura inédita”, diz VJ Lobo, artista visual e cenógrafo responsável pela idealização e execução do “Cores, Sons e Sensações”, que ainda conta que o espetáculo vai além da fachada da Basílica. “Serão 5 torres de projeção em frente à igreja. Mas, em paralelo, a performance também tem momentos que usam estruturas da Praça Santuário (como a Concha Acústica e as estátuas do Manto e da Cruz)”, revela. 

Vídeo mapping é uma técnica de projeção que consiste em programar conteúdos audiovisuais para serem projetados em objetos e superfícies como fachadas de prédios e monumentos. A técnica permite que o artista promova a interação entre conteúdo audiovisual e, por exemplo, a arquitetura local. Para isso, a perspectiva e a luz sobre o objeto devem ser devidamente estudadas antes da projeção. Durante a projeção será anunciado o tema do Círio 2022. 

O espetáculo de fogos deve durar cerca de 7 minutos e vai colorir o céu de várias cores. Neste ano, serão disparadas 2.580 bombas, entre girândolas, cakes, candelas romanas e bombas importadas de 2,5 a 4 polegadas, seguindo todas as orientações técnicas e legais e de segurança. Os fogos serão instalados na área do estacionamento do Centro Social de Nazaré, atrás do Arraial. O material foi fornecido pela empresa Piroshow Fire System.

Círio será encerrado com espetáculos visuais
📷 |
O espetáculo de fogos deve durar 7 minutos, após a missa e anúncio do tema do próximo ano Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará

MAIS ACESSADAS