A relação do povo paraense com Nossa Senhora de Nazaré é algo que ninguém consegue explicar. Vai muito além de uma ligação entre mãe e filho. Até mesmo quem não é católico sente algo especial pela Rainha da Amazônia, principalmente quando o Círio se aproxima. Quem é devoto diz que Ela nos aproxima de Jesus Cristo.

Em Maracanã, no nordeste paraense, onde começou a festividade dedicada à Virgem de Nazaré,  a comunidade levou um grande susto ontem (18)). A imagem da padroeira caiu e quebrou momentos antes de ser colocada na berlinda que iria conduzi-la em carreata pelas principais ruas da cidade.

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré é colocada na berlinda
📷 Imagem de Nossa Senhora de Nazaré é colocada na berlinda |Leafar Rafael

O acidente aconteceu logo após a apresentação do manto que vestirá a imagem no Círio 2021, que será realizado neste fim de semana reunindo cerca de 60 mil pessoas. Por causa do acontecido, outra réplica da santa foi usada na carreata. Hoje (18), pela manhã, a imagem danificada foi restaurada e já está pronta para ser usada novamente na festividade.

Segundo a Pastoral da Comunicação da Paróquia de São Miguel Arcanjo (Igreja Matriz de Maracanã), a imagem é uma replica da peregrina do Círio de Belém, confeccionada em gesso e revestida com fibra de vidro.  Este é o segundo ano em que ela será usada nas festividades. A imagem não chegou a cair no chão. Ela escorregou das mãos da guarda e bateu na base da berlinda onde estava sendo colocada.

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré antes de ser substituída.
📷 A imagem de Nossa Senhora de Nazaré antes de ser substituída. |Leafar Rafael

A parte que sofreu dano fica entre os pés da Virgem e os anjos na parte inferior. Vestida com o novo manto, o ícone chega a pesar pouco mais de cinco quilos. Somente o manto pesa quatro quilos. Antes do acidente, o padre chegou a erguer a réplica para os fieis, para apresentá-la junto com o novo manto.

Círio é revalidado como Patrimônio Cultural do Brasil

O Círio de Nazaré em Maracanã completa, em 2021, 109 anos. Ao longo desse período, a imagem que caiu é a quarta a ser usada nas procissões. Ela é mais alta que as anteriores.

MAIS ACESSADAS