Faltando oito meses para o Círio de Nazaré, que esse ano está marcada para o dia 9 de outubro, já tem programação da maior festa religiosa do Pará.

O início dos eventos relacionados a festividade Nazarena ocorreu, na noite de ontem (4), com o projeto “Na Praça Com Maria”, realizada na concha acústica da Praça Santuário, em frente a Basílica de Nazaré. 

A atração musical de ontem contou com apresentação da banda da Polícia Militar, Igor Mendes, Ministério Adorar Jesus e a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. O evento continua hoje (5), das 19h às 22h.

Segundo a Direção de Arraial e Arrecadação da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), organizadora do evento, o “Na Praça com Maria” é uma extensão do “Sexta Cultural Mariana”, que acontecia todas as primeiras sextas-feiras, de agosto a dezembro do ano passado. “Agora o evento mudou de nome e vai acontecer nas primeiras sextas-feiras e agora sábados, ou final de semana de cada mês sempre com programação musical, gastronomia regional para a família”, disse Sérgio Reis, diretor de Arraial e Arrecadação.

A programação vai se estender até o Círio de Nazaré, o que caracteriza o Na Praça com Maria como o primeiro evento oficial relacionado à manifestação que antes pertencia ao lançamento do cartaz do Círio, em maio. A maioria presente no evento estava na missa da Basílica e aprovou a antecipação dos eventos oficiais relacionados ao Círio. “A gente estava na missa, recebendo mensagens de esperança e somos contemplados com essa programação. E, melhor ainda, saber que já é um evento oficial já faz a gente se emocionar e contar os dias para essa nossa festa mariana”, disse Isadora Nunes, 34 anos, funcionária pública.

A programação do Na Praça com Maria ainda acontece hoje (5), com apresentação do Ministério da Guarda de Nazaré, Chiquinho do Acordeon e Eudes Fraga, a partir das 19h. A diretoria do evento informa que todos os protocolos de prevenção a saúde serão adotados como uso de máscaras e controle de acesso das pessoas.

A imagem peregrina está exposta para visitação na Praça Santuário, durante o evento Foto: Bruno Cruz/Diário do Pará

MAIS ACESSADAS