Após dois anos com as atividades de maior contato físico devido à pandemia da covid-19, o Círio de Nazaré voltará às ruas com todas as suas tradicionais procissões. 

Na tarde da quinta-feira (18),  a Diretoria do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) se reuniu com os representantes da Diretoria de Procissões da Festa de Nazaré (DFN). Para decidirem a procissão na BR-316. 

Pará terá 50 Círios até dezembro. Veja a lista!

Diante dos avanços das obras do BRT Metropolitano, na rodovia BR-316, os gestores apresentaram as condições de pistas e alternativas de retorno que a procissão requer para a programação do Círio 2022. 

“O antigo retorno em frente ao conhecido hospital particular não existe mais por conta do corredor exclusivo do BRT Metropolitano. Teremos ainda, no mês de setembro, o início da etapa de implantação da rede de drenagem na via”, explicou o engenheiro Eduardo Ribeiro, diretor geral do NGTM.

Praça Santuário recebe programação do Na Praça com Maria

Duas alternativas de retorno foram apresentadas: 1.200 metros e 1.300 metros após o viaduto do Coqueiro, em Ananindeua, sentido Belém – Marituba. De acordo com o diretor de Procissões Mário Tuma Júnior, “o interessante é ter alternativas”. “A gente espera um número duplicado para o evento, já que não tivemos a procissão nos últimos dois anos por causa da pandemia. Todos estão muito ansiosos. Com essas opções, iremos fazer o estudo e confirmar qual será a alternativa escolhida”, disse.

Imagem peregrina quebra antes de procissão do Círio

Ainda segundo o titular do NGTM, para evitar outros transtornos na sexta-feira que antecede o segundo domingo de outubro, não haverá atividades de obras na via, com compensação futura. Participaram da reunião, o diretor executivo do NGTM, Ruy Mendonça, e o diretor de Procissões da Festa de Nazaré, Antônio Sousa.

Obras no BRT, rodovia BR-316 Foto: ascom NGTM

MAIS ACESSADAS