A equipe de química do Centro de Ciências e Planetário (CCPPA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), sob orientação das formadoras e professoras da área, Vânia Lobo e Cristiele Pereira, realiza na próxima segunda-feira, 27, a partir das 15h, um minicurso que visa discutir o cinema e o ensino da ciência. Para participar, é preciso se inscrever, gratuitamente, por meio de formulário on-line que pode ser acessado aqui

O tema do minicurso é “Cinema, Astronomia e Ensino de Ciências: reflexões sobre o filme Apollo 13 enquanto recurso didático”. A proposta é apresentar a obra cinematográfica Apollo 13 direcionada ao ensino de ciências, usando como tema a astronomia e, além disso, instigar os participantes para que possam pensar em formas de elaborar iniciativas semelhantes. A atividade será direcionada para os licenciandos de Ciências Naturais e Exatas, mas estudantes de outras áreas, interessados na temática, também podem participar.  

Segundo Orlando Melo, aluno do sétimo semestre do curso de Química, da Uepa, o minicurso é importante pois irá proporcionar discussões relacionadas à utilização de filmes como recurso didático e diálogos sobre conceitos astronômicos.  

Os químicos do Planetário do Pará, através da divulgação deste evento, têm a expectativa de socializar com os licenciandos e futuros professores de ciências, referências de conteúdos, recursos didáticos e metodologias adequadas para melhorar as práticas de ensino de ciências. “A equipe pretende verificar a contribuição da utilização de recursos didáticos como o filme para o ensino de ciências e formação de professores, no que se refere aos conhecimentos de astronomia”, finaliza Vânia Lobo. 

Foto: Reprodução/UEPA

MAIS ACESSADAS