O Pará registrou, no 2º trimestre deste ano, a segunda maior redução da taxa de desemprego medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nos 26 estados e no Distrito Federal. A taxa de desocupação, apresentou queda em 22 unidades frente ao trimestre anterior. O Pará encerrou o período (de abril a junho) com quase de 3,8 milhões de trabalhadores ocupados. Também no mesmo período, reduziu em quase 12% o número de trabalhadores desocupados em relação ao mesmo período de 2021.

O estado do Tocantins registrou o maior recuo do 1º para o 2º trimestre com menos 3,8 pontos percentual (p.p.), seguido por Pernambuco (3,5%). Pará, Alagoas, Piauí e Acre se destacaram, com quedas de cerca de 3% em cada estado, o que reflete também no índice nacional de desemprego, que caiu de 11,1% para 9,3% no período.

Agropalma retoma produção de biodiesel no Pará

Após facada, Salman Rushdie pode perder um olho, diz agente

Os dados foram registrados pelo PNAD Continua do IBGE, com foco na força de trabalho, tipo de ocupação e desocupação, segundo os registros do 2º trimestre deste ano (abril a julho) comparado ao mesmo período do ano passado.

Os dados divulgados pelo IBGE foram analisados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/Pará) no estudo Mercado de Trabalho no Estado do Pará.

De acordo com o estudo, o crescimento de quase 12% representa 400 mil novas vagas de emprego geradas. O Pará teve no 2º trimestre 3,749 milhões de trabalhadores ocupados ante o volume de 3.349 milhões de pessoas trabalhando do mesmo período no ano passado.

Os resultados mostram que, no comparativo entre o 2º trimestre de 2022 com mesmo período de 2021, houve redução de 28% ou cerca de 147 mil pessoas a menos no rol de desempregados.

No que se refere à Região Metropolitana de Belém, a taxa de desocupação no 2° trimestre de 2022 teve alta de 12,8%, ficando em sétimo lugar perante as demais regiões metropolitanas, cujos alguns dos índices foram: Vale do Rio Cuiabá – MT (5,6%), Goiânia – GO (7,1%), Curitiba – PR (7,2%), Florianópolis – SC (7,4%) e Porto Alegre – RS (8,4%) com as menores altas e Salvador – BA (19,1%), Recife – PE (15,6%) e João Pessoa – PB (14,5%) com as maiores altas.

crescimento

O Pará teve no 2º trimestre 3,749 milhões de trabalhadores ocupados ante o volume de 3.349 milhões de pessoas trabalhando do mesmo período no ano passado.

MAIS ACESSADAS