Os primeiros meses do ano são sempre uma boa oportunidade para aqueles estudantes que estão em busca de experiência profissional, por meio das vagas de estágio. Mas para que consiga vivenciar o universo em suas áreas escolhidas é necessário fazer uma boa apresentação do seu currículo. O DIÁRIO conversou com o supervisor do Centro de Integração Empresa Escola no Pará (CIEE/PA), Luiz Cláudio, que destacou algumas dicas que vão facilitar uma possível contratação.

O supervisor esclarece que o instituto do estágio é um ato educativo, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa a preparação para o trabalho produtivo do estudante. “Não perdendo de vista que o aluno é pouco experiente e por vezes tem no estágio a sua primeira oportunidade de conhecer o mundo organizacional, a fase da elaboração do currículo é muito importante para chamar a atenção dos recrutadores”.

Nessa construção, segundo o entrevistado, é preciso ter clareza e objetivo da vaga de estágio desejada. “Uma gramática correta no texto também é imprescindível pois, em muitas seleções o mau uso da língua portuguesa é o primeiro critério eliminatório. O currículo deve conter também as informações pessoais, principalmente os dados de telefone e endereço eletrônico atualizados”.

As experiências profissionais e/ou de atividades de estágio anteriores, acadêmicas e habilidades também são cruciais. “Aqui vale uma dica: experiências com voluntariado são muito bem vistas pelos recrutadores, pois tais experiências possibilitam ao candidato desenvolver valores e princípios como trabalho em equipe, disciplina, responsabilidade e engajamento”, adianta.

Quer mais notícias sobre emprego? Acesse nosso canal no WhatsApp!

FERRAMENTAS

De acordo com Luiz, é comum, dependendo da área, a prática em ferramentas ser um requisito. “Para um estágio em contabilidade, por exemplo, é comum que tenha como pré-requisito uma prática básica em Excel. Ou, no caso de estágio em design, prática em ferramentas como Photoshop. Não é porque o aluno ainda não tenha uma formação completa ou experiência no mundo organizacional, que ele deva negligenciar a possibilidade de adquirir competências, técnicas, atitudinais e comportamentais”, reforça.

Colocar valor da bolsa-auxílio pretendida pelo candidato no currículo pode ser considerado um exagero, alerta o supervisor. “Vincular um valor que queira receber de bolsa-auxílio deve ser evitado, haja vista que, por padrão, as empresas que desenvolvem o programa de estágio costumam ter suas políticas sobre o tema já definida”, lembra.

Por fim, Luiz ressalta ainda que os candidatos podem contar com as plataformas digitais para concorrer às vagas, como é o caso do endereço eletrônico do CIEE (portal.ciee.org.br), onde o aluno pode realizar o seu cadastro e ter acesso ao painel de vagas que estão disponíveis.

MAIS ACESSADAS