À medida que Belém se prepara para receber a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro de 2025, cresce também a expectativa por oportunidades de ganhos relacionadas ao evento.

Pensando nisso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Pará) lançou mais uma etapa do programa Capacita COP30, com a oferta de 2.140 vagas gratuitas em cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional.

Conteúdo Relacionado

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site capacitacop30.pa.gov.br. O início das aulas varia conforme cada formação e município, mas as primeiras turmas começam já em 22 de setembro.

Entre as opções estão cursos presenciais como Eletricista Predial, Mecânico de Manutenção Industrial, Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, Eletricista Industrial, Assistente de Logística, Almoxarife, Técnicas de Informática, DryWall, Alfaiataria em Camisaria Masculina, Modelagem Industrial em Moda Infantil e Técnicas de Pintura de Obras.

Também há oportunidades na modalidade a distância, em áreas como Higiene Ocupacional, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Governança Social e Ambiental para a Sustentabilidade e Saúde, Segurança e Meio Ambiente. As formações serão realizadas em unidades do SENAI em Belém, Barcarena, Bragança, Castanhal e Paragominas, além da Escola SENAI Digital, acessível em todo o estado.

O programa é uma parceria do Governo do Pará com o SENAI e outros órgãos, voltada a preparar a população local para demandas imediatas do evento e, ao mesmo tempo, deixar um legado de mão de obra qualificada para a economia paraense.

Essa não é a primeira rodada de cursos: em fases anteriores, o Capacita COP30 já havia disponibilizado 5.500 vagas gratuitas em áreas como construção civil, alimentos, informática, segurança e atendimento, alcançando 138 municípios por meio da plataforma digital do SENAI.

Quer saber mais de cursos? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Segundo Davis Siqueira, gerente executivo de Educação Profissional do SENAI Pará, a iniciativa fortalece a preparação do estado para os impactos da conferência. “O Capacita COP30 não é apenas um programa de cursos, mas uma oportunidade de desenvolver competências que ficarão como legado para o Pará muito além da conferência”, afirmou.

MAIS ACESSADAS