Mulher pode tudo, isso não é nem mais questionado. A habilidade com as mãos e a criatividade, são características de muitos artistas plásticos, mas a sensibilidade em que encontramos em artistas mulheres faz toda a diferença na execução de uma obra.

A artista plástica Drika Chagas faz arte urbana usando temáticas femininas nas suas obras. Ela se tornou um dos nomes mais fortes do ramo. Reconhecida nacionalmente e internacionalmente, Drika usa murais de ruas para desmontar a sua poética visual através dos símbolos regionais e das mulheres amazônicas.

Há quase 20 anos trabalhando com arte, Drika embelezou um mural no bairro do Reduto, em Belém. A obra durou uma semana para ficar pronta. A artista tem como característica técnicas de pintura muralista, spray e stencil. 

Drika é graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Pará, recentemente ela esteve em diversas cidades da Europa expondo as suas obras.

PROJETO

O mural faz parte do Telavista, que é uma campanha de doação de muros na cidade de Belém. As inscrições foram abertas na internet. Muitos pedidos foram solicitados, desses 10 muros foram escolhidos.

O primeiro mural selecionado foi o Coletivorta, uma horta urbana criada pelos moradores do entorno no bairro do Reduto. Ele possui 57m2.

VEJA IMAGENS DA PRODUÇÃO

No local foi criado uma poética visual em torno do meio ambiente e da necessidade em preservarmos para nos alimentarmos. Na esquina da Rui Barbosa com Gaspar Viana criado dois personagens no mural, onde a feminina alimenta a flor de bananeira com agua e o outro personagem utiliza essa flor para respirar, criando um ciclo de  consciência e preservação do meio ambiente que é tão necessário para nossa sobrevivência e dos outros seres.

O Trabalho foi uma collab entre os personagens produzidos por Drika Chagas com as caligrafias de Manu.

O projeto Telavista foi aprovado na Lei Aldir Blanc, através da SECULT.

Muro vencedor foi produzido e assinado pela artista visual Drika Chagas. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará

MAIS ACESSADAS