A pandemia do coronavírus trouxe mudanças para todo o mundo. A busca por ambientes ventilados é fundamental para evitar o contágio pela covid-19, mas nem sempre isso é possível, principalmente em escolas, ambientes de trabalho, entre outros. 

Apesar de ambientes fechados aumentarem as chances de contágio da doença, algumas dicas podem ajudar a amenizar os riscos de contrair o coronavírus. Confira:

1- Evitar locais abafados

Ao entrar em uma sala ou qualquer outro ambiente fechado é importante perceber como está a ventilação na área. Caso você sinta que o ar está "parado", é melhor ficar em alerta. Locais considerados "abafados" têm grandes chances de infecção pelo coronavírus. 

Diversos estudos mostram que minúsculas partículas de vírus podem ficar circulando pelo ar em áreas com baixa ventilação. Ao perceber a falta de circulação de ar, não pense duas vezes e saia do local. 

2- Fique atento ao ar condicionado

O ar condicionado é um grande aliado de quem sofre com as altas temperaturas. Sem dúvidas, o aparelho é muito bem-vindo em dias quentes, mas é importante ficar atento aos cuidados com esse tipo de equipamento. Os aparelhos mais comuns "sugam" o ar externo, resfriam o ambiente e, posteriormente, liberam o ar interno. 

Apesar de parecer algo simples, esse movimento pode trazer riscos para quem precisa se manter em ambientes fechados. O ar condicionado pode atuar na disseminação do vírus. 

3- É fundamental questionar a "proporção de ar fresco"

Os edifícios modernos, geralmente, possuem um sistema de ventilação no qual o ar viciado é retirado das salas e passa a ser canalizado para uma unidade de tratamento de ar, o que geralmente acontece no telhado. Nisso o ar fresco pode ser sugado de fora e misturado com o antigo ar interno, para depois ser enviado de volta para a área do prédio. 

Acontece que essa circulação do ar pode aumentar o risco de infecção por coronavírus. A principal indicação dos especialistas é a maximização do suprimento fresco. Porém, como operar 100% com ar fresco pode aumentar o custo, muitos edifícios preferem utilizar o método mais barato. 

4- Fique atento aos filtros de ventilação

Qualquer sistema de ventilação moderno possui filtros, porém, alguns podem apresentar falhas, como foi o caso de um hospital em Oregon, onde traços de coronavírus foram encontrados em alguns filtros. 

A limpeza dos filtros é essencial para evitar a infecção da covid-19. Quando verificados e limpos com frequência, mais cedo pode ser detectada a presença do coronavírus e, consequentemente, os filtros garantem a segurança de quem está no ambiente. 

5- Correntes de ar podem apresentar riscos

O ar fresco é um grande aliado para reduzir o contágio pelo vírus, isso já sabemos, mas o que muitos não sabem é que isso não é tão simples. 

Se uma pessoa infectada estiver sentada ao lado de uma janela aberta, poderá espalhar o vírus para outras pessoas que estejam no local. Apesar disso, optar por ambientes abertos e com áreas onde há circulação de ar fresco é a melhor alternativa para que menos pessoas sejam infectadas pelo coronavírus. 

MAIS ACESSADAS