Yasmin Brunet foi a última vítima do golpe do delivery, aplicado por entregadores de aplicativos. Apesar de conhecido, o crime registrou aumento em São Paulo, em 2021. Segundo o Procon-SP, houve um crescimento de 186% em reclamações relacionadas ao golpe. A alta foi observada nos meses de janeiro a maio de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020. Estima-se que a soma dos golpes aplicados em São Paulo chegue a quase R$ 500 mil. 

A prática é simples e efetiva. Normalmente, o entregador apresenta uma máquina com problemas no visor, impossibilitando o consumidor de ver o valor na hora que colocar a senha. Assim, após a compra, o consumidor verifica que o valor debitado da conta foi muito superior ao do pedido. 

O advogado especialista em Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor, Leonardo Amarante, explica a melhor forma de evitar cair no golpe. "A forma mais segura é fazer o pagamento no aplicativo. Caso isso não seja possível, o consumidor pode se proteger conferindo sempre o valor no visor da máquina e, caso não esteja visível, não colocar a senha de forma alguma", destaca. 

As vítimas, que ficaram no prejuízo, devem procurar o Procon e relatar o ocorrido. Já existem, na Justiça, casos de processos de danos morais, onde a empresa teve que ressarcir e indenizar o cliente.

Foto: Reprodução/Freepik

MAIS ACESSADAS