Muitas mulheres são aconselhadas a doarem os seus gatinhos de estimação durante a gestação. Isso porque os felinos são potenciais transmissores da toxoplasmose, uma doença perigosa para as futuras mamães. Inclusive, é comum ouvir mitos sobre a convivência entre grávidas e gatos.

No entanto, as chances de infecção por conviver com o bichano são baixíssimas e, além disso, é uma doença facilmente evitada. Para isso, basta entender melhor o que é a toxoplasmose e porque você não precisa ter medo dos felinos, caso esteja esperando um bebê.

O que é a toxoplasmose?

A toxoplasmose é uma doença causada pelo parasita Toxoplasma gondii. Em grávidas, o parasita pode atravessar a placenta e atingir o feto. Essa infecção pode causar complicações como hidrocefalia (acúmulo de água na cavidade do crânio), cegueira, problemas neurológicos e até morte.

LEIA TAMBÉM!

O gato é um hospedeiro natural do Toxoplasma gondii, que pode ser eliminado pelas fezes do animal. Em outros animais, o parasita pode ficar alojado nos músculos e, por isso, há o perigo em consumir carne crua ou mal passada.

Portanto, é mito afirmar que grávidas e gatos não podem conviver tranquilamente. Os gatos são um dos animais mais limpos e higiênicos e não há perigo nessa relação.

Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS