Mesmo após mais de dois anos da pandemia da Covid-19, os quadros de ansiedade, depressão e outros transtornos continuam se intensificando. Agora, as pessoas vivem em um mundo cercado por incertezas, doenças, conflitos mundiais e crises das mais diversas. 

Covid provoca alta de depressão, ansiedade e estresse

Mas, você sabia que dá para acalmar a mente e ficar mais tranquilo? É o que garante a especialista em desenvolvimento pessoal, autoconhecimento, expansão da consciência e meditação, terapeuta Catia Simionato.

Segundo a especialista, “a ansiedade tem uma relação direta com o tempo". Por isso, o primeiro passo, então, "é focar no agora, por mais difícil que isso possa parecer".

Transtornos de ansiedade: quais os riscos?

A terapeuta indica experimentar, por exemplo, "sentar em uma cadeira ou deitar na sua cama e ficar alguns minutos inerte, sem fazer ou pensar em nada, apenas concentrado em sua respiração".

Catia ressalta ainda, que “em dos riscos da ansiedade elevada é deixar a pessoa em um estado emocional tão afetado que pode até causar doenças físicas. São as chamadas doenças psicossomáticas, quando nossas emoções são somatizadas e atacam diretamente o nosso corpo”.

Veja 3 dicas da terapeuta para acabar com a ansiedade:

- Cinco sentidos

Tato, olfato, paladar, audição e visão precisam ser estimulados de maneira diferente. A dica é tentar tomar um banho quente, enquanto escuta uma música e, depois, provar um chá ou taça de vinho bem saborosos. Isso já ajuda a deixar o corpo “vivo”, em toda sua plenitude.

- Fique descalço

Pode soar bobo, mas andar descalço, de preferência em um gramado ou areia, em contato com a natureza, ajuda a acalmar quase que imediatamente. Mais uma vez, vá sem pressa.

- Respire

Respire fundo. Quando estamos ansiosos, a respiração tende a ficar mais rápida e curta. Isso faz com que o organismo pense que está em perigo, deixando-o ainda mais tenso. Se não sabe praticar a meditação, vale fazer uma longa respiração de 15 segundos, enchendo bem os pulmões. Repita quantas vezes forem necessárias.

MAIS ACESSADAS