Muitas mulheres ainda desconhecem os sintomas da menopausa em seu corpo. No entanto, a rotina ginecológica ajuda no processo e na identificação desta nova fase. 

A menopausa é um declínio natural dos hormônios reprodutivos quando uma mulher atinge 40 ou 50 anos. É a última menstruação da mulher, que só é determinada depois de 12 meses sem sangramentos. 

Sespa irá monitorar quatro municípios por doença de chagas

Faça a oração da sexta-feira para pedir proteção e bênçãos

É sempre bom ficar atenta, pois existe a menopausa precoce. Ela entra em cena quando os sintomas surgem antes dos 40 anos. 

Como ocorre a menopausa e quais os sintomas?

O organismo da mulher no climatério reduz significativamente a produção dos hormônios estrogênio e progesterona, que atuam na ovulação. Conheça os principais sintomas que vêm em decorrência da falta desses hormônios:

Fogachos (ondas de calor)

Secura na vagina

Perda da libido

Insônia

Desânimo

Quadro depressivo

Dor nas relações sexuais

Flutuação de humor

Dificuldades de raciocínio 

Nesse momento, é importante cuidar mais da alimentação, fazer exercícios físicos e evitar hábitos como fumar ou beber em excesso. 

Tratamento: reposição hormonal

Se o corpo da mulher reduz drasticamente a produção de estrogênio e progesterona, a ideia seria repor esses hormônios, certo? Mas não é tão simples assim. Esse tratamento possui contra indicações e cada mulher precisa de uma receita diferente. 

Para quando a mulher ainda tem útero, é de praxe usar a progesterona para reduzir o risco de câncer de endométrio, já que o estrogênio estimula o crescimento desse órgão. A testosterona, por sua vez, pode ser utilizada para recuperar a libido. A recomendação é sempre buscar orientação médica!

MAIS ACESSADAS