A grelina, um hormônio conhecido por estar intimamente ligado à sensação de fome, desempenha um papel crucial na regulação do apetite. É produzido naturalmente no estômago e em pequenas quantidades no intestino, fornecidos como um sinalizador para o corpo que está na hora de se alimentar quando a barriga está vazia.

Veja também:

Como acelerar o metabolismo para emagrecer? Veja as dicas! 

Três erros de quem tenta emagrecer, segundo especialistas 

No entanto, seu efeito pode ser problemático quando não está equilibrado. Especialistas explicam como regular a grelina e manter a fome sob controle.

De acordo com o médico Pedro Leão, especialista em endocrinologia, o hormônio faz o metabolismo ficar mais lento, o que promove maior armazenamento de gordura. “Os níveis de grelina devem diminuir após as refeições para aumentar os níveis de leptina, substância que traz saciedade”, explica.

“Pessoas com obesidade tendem a ter níveis mais altos de grelina. Então, o primeiro passo para controlá-la é manter o peso dentro do ideal, já que a magreza excessiva é tão ruim quanto o sobrepeso. Afinal, o hormônio também aumenta em quantidade para proteger contra a desnutrição”, ressalta Leão.

Confira  algumas dicas para controlar os níveis de grelina:

Priorize a Qualidade do Sono 

Sabia que uma boa noite de sono desempenha um papel fundamental na regulação de hormônios, incluindo o cortisol, que está associado ao estresse e a temida grelina? De acordo com o médico, “dormir mal pode diminuir os níveis de leptina e aumentar os de grelina. Portanto, é essencial fazer a higiene do sono, criando um ambiente propício para um sono saudável”.

Aumente a Massa Muscular

Aqui está uma dica surpreendente. Ter mais massa muscular pode resultar em níveis mais baixos de grelina. Portanto, não hesite em incorporar o treinamento de força, como a musculação, em sua rotina. Isso apenas não ajuda a aumentar a massa muscular, mas também a reduzir a presença da grelina.

Incluir Fibras na sua Alimentação

A sua dieta desempenha um papel crucial na regulação hormonal e as fibras são estrelas nesse cenário. Elas são positivas para a sensação de saciedade, o que pode auxiliar na regulação da leptina e a manter o apetite sob controle.

Modulação da grelina e medicamentos

Segundo a farmacêutica Flávia Ribeiro, CEO da Quality, existem moduladores de grelina capazes de auxiliar no emagrecimento. “São medicamentos consumidos minutos antes da refeição, que alimentam as bactérias do estômago e promovem a saciedade, mas é algo a ser usado apenas com indicação médica”, alerta.

Efeito do hormônio pode ser problemático quando não está equilibrado. Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS