Santo Antônio de Pádua, também conhecido como Santo Antônio de Lisboa, foi um frade franciscano e teólogo português que viveu no século XIII. Ele é um dos santos mais populares da Igreja Católica e é conhecido por seus sermões eloqüentes, seu profundo conhecimento teológico e seu trabalho caritativo.

O Santo é bastante popular, até mesmo entre aqueles que não são católicos, ele é celebrado como santo casamenteiro e inaugura as festas juninas, sendo o dia comemorado em 13 de junho. Reconhecido como Doutor da Igreja e renomado teólogo, Santo Antônio é reivindicado por duas cidades de países diferentes e detém o recorde de canonização mais rápida na história da Igreja Católica.

Conteúdos relacionados:

Oração para Santo Antônio

“Ó Santo Antônio, o mais gentil dos santos, teu amor a Deus e tua caridade com suas criaturas, fizeram com que foste digno de possuir poderes miraculosos. Motivada(o) por este pensamento, peço-te que? (formular o pedido)”

“Ó gentil e amoroso Santo Antônio, cujo coração estava sempre cheio de simpatia humana, sussurra minha súplica aos ouvidos do doce Menino Jesus, que adorava estar em teus braços. A gratidão do meu coração será sempre tua. Amém”

Durante as festas juninas, é comum encontrar o "bolo de Santo Antônio", e acredita-se que comer um pedaço desse bolo aumenta as chances de encontrar um parceiro ao longo do ano. Essa tradição inclui a colocação de medalhinhas com o nome de Santo Antônio no bolo, com a crença de que quem encontrar uma medalha encontrará um par amoroso.

Quer ler mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp

Embora seja conhecido como o santo casamenteiro no Brasil, Santo Antônio é também padroeiro de outras causas em diferentes lugares, como idosos, marinheiros e grávidas. Sua figura é venerada e celebrada de diversas maneiras ao redor do mundo.

MAIS ACESSADAS