Com a chegada do fim de ano, muitas pessoas costumam realizar simpatias para atrair um ano repleto de novas conquistas e realizações. Realizadas no dia 31 de dezembro, uma das mais famosas, sem dúvidas, é a de pular as 7 ondas na praia. Mas afinal de contas, como surgiu esse ritual?
A tradição tem como origem as religiões de matriz africana no Brasil e é uma forma de homenagear o Orixá das águas e do mar, Iemanjá. O número 7 também tem um significado dentro da umbanda que é uma religião afro-brasileira e serve para atrair boa sorte e também deixar para trás os acontecimentos que não foram bons e atrair coisas boas para o próximo ano.
Preces
Ao pular as sete ondas, podem ser feitas algumas preces, uma para cada onda.
Para a 1ª onda, pode ser feito o seguinte pedido: “Pai Oxalá, eu te saúdo e agradeço pela imantação de Fé que mantém minha espiritualidade e religiosidade ativa nesta encarnação.”
Já na 2ª: “Mãe Oxum, eu te saúdo e agradeço por sentir amor em meu coração, pela família e pelos amigos.”
Na 3ª: “Pai Oxóssi, eu te saúdo e reverencio vossa luz expansora em minha consciência que não aceita limitações e me mantém ativo na caça constante do meu crescimento intelectual, racional e consciencial.”
Em sua 4ª onda: “Pai Xangô, eu te saúdo e me curvo à vossa luz de Justiça e equilíbrio em meus atos.”
5ª: “Pai Ogum, eu te saúdo e evoco a retidão que mantém minha caminhada ordenada na direção correta.”.
6ª: “Pai Obaluayê, eu te saúdo, silêncio e agradeço pela saúde do meu corpo.”.
7ª: “Mãe Yemanjá, Divina Rainha, eu te saúdo, reverencio e agradeço pela vida.”
Quer mais notícias de espiritualidade? Acesse nosso canal no WhatsApp
O que levar de presente para Iemanjá?
Alguns presentes podem ser oferecidos para Iemanjá como forma de agradecer pelas conquistas e realizações, bem como para atrair boa sorte no ano novo.
Algumas pessoas costumam levar rosas brancas e colocá-las no mar. Um champagne também é uma boa para oferecer a Iemanjá. Outras opções são velas brancas ou azuis que podem ser acesas.