E tem quem diga que estando na Xepa, do Big Brother Brasil (BBB), não é possível comer bem, pois saiba que os confinados da casa mais vigiada do Brasil estão muito bem servidos com uma receita farta, que serve fácil seis ou mais pessoas e, de quebra, é de lamber os beiços: a autêntica rabada.

+ BBB22: Arthur Aguiar é considerado o mais manipulador

+ Equipe de Vyni do BBB 22 relata ataques de ódio e ameaças

A dinâmica da Xepa consiste em manter alguns participantes com restrições “financeiras” e alimentares. É preciso saber como gastar a moeda do jogo, tendo noção também que outras pessoas estão no mesmo barco que você e não poderão contribuir muito para fortalecer o cardápio.

E é aí que entra a deliciosa carne que, embora exija alguns procedimentos a mais para o seu preparo, seu resultado vale a pena e acaba se tornando a opção mais econômica para todos da casa.

+ Na primeira vez no VIP, Jessi tempera bife com açúcar

COMA COMO UM REI

Preparar uma rabada não exige muitos malabares.

  1. Comece fervendo a peça em água com sal e vinagre. Descarte a água, repita o processo e descarte mais uma vez a água.
  2. A segunda parte é a melhor de todas: o tempero. Aqui você pode caprichar com os que mais desejar, dando uma atenção especial ao alho, sal e pimenta.
  3. Preparar rabada, inevitavelmente, exige que você tenha uma panela de pressão. Com ela em mãos, jogue a carne e os ingredientes e frite bem até o corte dourar. Acrescente bastante cebola e tomate (lembre-se que eles irão dissolver após a pressão), cubra com água, adicione folhas de louro e tampe a panela.
  4. Assim que começar a soltar a pressão, conte minutos e desligue. Aguarde toda a pressão sair. Abra a panela e adicione macaxeira cortada em pedaços uniformes. Tampe novamente, leve ao fogo e, assim que iniciar a pressão, conte 20 minutos.
  5. Depois de removida a pressão, verifique se ela está macia, pois é ela quem irá ajudar a dar textura no caldo. Abra a panela e ajuste o tempero se necessário. Feito isso, basta servir.

Ingredientes:

  • 500 g de rabada de boi
  • 250 g de mandioca amarela
  • 50 g de agrião fresco
  • 30 g de tomate pelado em lata
  • 30 g de cebola picadinha (brunoise)
  • 15 g alho em pasta
  • O quanto baste de vinagre de maçã
  • O quanto baste de sal e pimenta caipira (conserva de pimentas frescas sazonais)
  • 2 folhas de louro
  • 40 g de banha de porco de boa qualidade (se desejar, substitua por 40 g de óleo de girassol)
O delicioso prato rabada com mandioca serve muito e é econômico Foto: Reprodução

Conteúdo Patrocinado

MAIS ACESSADAS