Quem usa as redes sociais, já deve ter visto alguém compartilhar a imagem de um bolinho simpático geralmente com a cobertura branca e com desenhos simples e com frases engraçadas. Eles são os famosos "bentô cakes", bolinho que cabe na palma da mão e, além de invadir as redes sociais, invadiram principalmente as confeitarias de todo o Brasil. 

Origem

De origem asiática, apesar de ter o nome japonês, foi na Coreia do Sul que os "bentô" se popularizaram e são chamados de "doshirak". No Japão, o bentô, ou obentô, é um tipo de marmita, que é servido em uma bandeja com repartições e são levadas para viagem pelo consumidor.

O bentô no Brasil é um mini-bolo personalizado com frases engraçadas, declarações e memes. Eles são entregues em uma bandeja de hambúrguer.

Conheça os "bentô cakes", bolinhos que viraram febre na web
📷 |Foto: Débora Rocha / Empório Cakes

Débora Rocha, dona da Empório Cakes em Belém, começou a produzir o "bentô cakes" em janeiro deste ano e não parou mais. Foram vários pedidos, um atrás do outro. Um total de 20 pedidos ao mês. Ela explica que os bolinhos são de 10cm a 13cm, geralmente são feitos com baunilha ou chocolate, apenas uma camada de recheio, deixando à escolha do cliente umas três opções.

Conheça os "bentô cakes", bolinhos que viraram febre na web
📷 |Foto: Débora Rocha/ Empório Cakes

"O grande charme do bentô cakes é a cobertura, que a gente pode usar e abusar, pode ser com desenhos e até mensagens engraçadas a criatividade é o que mais encanta... pedidos de namoro, aniversários de namoro, aniversários em geral", disse Débora.

"A ideia por ser pequeno é não deixar "passar em branco", vai na marmita com uma vela e um garfinho, um presentinho comestível, todo mundo ama".

Cada marmita de bentô serve uma pessoa e o preço varia entre R$ 30,00 e R$ 65,00, dependendo do tamanho. 

📷 |Foto: Débora Rocha / Empório Cakes

Para Luciana Ramos da confeitaria Borboleta Cake, a fabricação do bentô cake começou recentemente, há cerca de dois meses. Nesse período, foram quatro encomendas. Ela explica que os bolos medem 10 centímetros por 10 de altura e quando ela conta o tamanho real do bolinho, as pessoas sempre pedem um tamanho maior.

📷 |Foto: Luciana Ramos / Borboleta Cake
📷 |Foto: Luciana Ramos / Borboleta Cake

 Está bombando

Eu to viciada em ver frases desses bolos “bento cake” simplesmente quero um no meu aniversário

— - (@xsbnx) February 16, 2022

eu acho bento cakes tão fofoooooos

— Thaíssss (@Tatasc_08) March 16, 2022

quero um bentô cake de doce de leite

— cleisson (@capetalinhos) March 15, 2022

MAIS ACESSADAS